Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Federação Grega de Atletismo suspende operações

Por AE-AP

Atenas – A Federação Grega e Atletismo suspendeu nesta quarta-feira todas as suas operações esportivas após a realização de uma reunião de emergência. A decisão foi tomada por conta dos cortes nos fundos governamentais e representa o último ato na crise financeira enfrentada pelo país nos últimos três anos.

Um texto da decisão desta quarta-feira, divulgada após o encontro emergencial do conselho da federação, explica que a suspensão é por tempo indeterminado. A decisão suspende todas as competições de atletismo no país, incluindo uma competição que estava agendada para o dia 12 de maio.

Inicialmente, a suspensão não afeta as competições internacionais, como a Olimpíada de Londres, mas os membros da federação vão se reunir novamente em duas semanas, quando poderão endurecer sua posição se o governo não agir. “Chamamos a liderança esportiva a intervir e evitar o beco sem saída econômico e a desintegração do atletismo”, disse a federação em um comunicado.

De acordo com Vassilis Sevastis, presidente da federação, os cortes do financiamento estatal impediram o pagamento dos salários da comissão técnica e dos fornecedores.

Ele disse que a entidade não tinha capacidade de cobrir as suas necessidades básicas. Membros da federação disseram que o orçamento foi reduzido em quase um terço em 2011 e em nível semelhante para 2012.

A suspensão ocorre um mês antes realizar a cerimônia de acendimento da pira olímpica para os Jogos de Londres. Com graves dificuldades financeiras, a Grécia reduziu o financiamento de setores como esporte, saúde e serviços públicos. Desde maio de 2010, o país vem sobrevivendo com bilhões de dólares em empréstimos de emergência do Fundo Monetário Internacional e outras instituições.