Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Favoritos avançam em Roland Garros; brasileiros eliminados

Novak Djokovic (N.1 ATP), Roger Federer (N.3), Victoria Azarenka (N.1 WTA) e Li Na (N.7), defensora do título, avançaram nesta segunda-feira em Roland Garros para a segunda rodada do Aberto de tênis da França, em um dia que teve as eliminações dos brasileiros Thomaz Bellucci e Rogério Dutra.

“Djoko”, N.1 do tênis mundial e primeiro cabeça de chave do torneio, venceu em três sets, 7-6 (7/3), 6-3 e 6-1, o italiano Potito Starace, que impôs grande resistência no começo do duelo disputado na quadra central Philippe Chatrier.

O sérvio enfrentará o esloveno Blaz Kavcic, que derrotou o australiano Lleyton Hewitt em quatro sets, 7-6 (7/2), 3-6, 7-6 (7/4) e 6-3.

“Pressão para ganhar o quarto torneio de Grand Slam consecutivo? Espero conseguir. Roland Garros é meu torneio preferido e espero conseguir um bom resultado, mesmo nunca tendo jogado a final. Veremos… Foi a primeira partida, é muito cedo para falar de final”, explicou “Nole”.

Já Federer não teve maiores problemas para derrotar por 6-2, 7-5 e 6-3 o alemão Tobias Kamke na quadra Suzanne Lenglen.

Com esta vitória, o suíço igualou o recorde de 233 vitórias em torneios Grand Slam do americano Jimmy Connors. “Honestamente, estou muito feliz com isto. Comecei como profissional em 1999, e quando os números correspondem aos resultados é muito positivo. Espero continuar assim…”, disse.

Já na coletiva de imprensa, ele destacou: “É um grande recorde que mostra a minha longevidade. Jimmy é um dos maiores (de todos os tempos). Competiu no circuito durante 20 anos. Igualar esse recorde aos 30 anos, depois de ter tido tantos êxitos, é algo incrível. Acho que ele (Connors) me respeita muito, mas se identifica mais com (Rafael) Nadal”.

O suíço jogará com o romeno Adrian Ungur, N.99 da ATP, que surpreendeu o argentino David Nalbandian por 6-3, 5-7, 6-4 e 7-5.

O Brasil teve um dia muito ruim. Thomhaz Bellucci foi eliminado em cinco sets (4-6, 6-3, 5-7, 6-3, 6-2) pelo sérvio Victor Troicki (N.28), enquanto Rogério Dutra Silva perdeu para o americano John Isner, 10º cabeça de chave, por 3-0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-4.

No torneio feminino, a bielorrussa Victoria Azarenka ficou à beira da derrota e venceu por 6-7 (6/8), 6-4 e 6-2 a veterana italiana Alberta Brianti (N.105), de 32 anos (10 a mais do que a ganhadora).

Se tivesse sido eliminada, seria a primeira vez que uma número um do mundo cairia em seu primeiro jogo na terra batida parisiense.

“Às vezes não estamos em um bom dia. Hoje cometi mais erros do que de costume. Mas uma primeira rodada sempre é difícil, e a superei, apesar de todos esses erros”, disse Azarenka.

A bielorrussa jogará na segunda rodada contra a alemã Dinah Pzifenmaier, saída do qualifying.

A chinesa Li Na precisou de apenas 58 minutos para despachar por 6-2 e 6-1 a romena Sorana Cirstea, também na quadra central do estádio.

Na terça-feira, o espanhol Rafael Nadal (N.2), que tentará seu sétimo título (recorde) do torneio, disputa sua primeira partida na edição 2012 contra o italiano Simone Bolelli.

Entre as mulheres, o destaque é o confronto entre a americana Serena Williams (N.5) e a francesa Virginie Razzano.