Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

F1: depois da Olimpíada, Sochi receberá GP da Rússia

Primeira corrida da categoria no país será em outubro. Contrato com F1 vai até 2020

O apagar da pira olímpica pode simbolizar o final dos Jogos de Inverno de 2014, mas não significa que o trabalho dentro do parque olímpico acabará neste domingo. Entrarão em cena novamente vários tratores e operários, que terão como missão colocar de pé a infraestrutura e o circuito que abrigará pela primeira vez na história da Rússia um Grande Prêmio de Fórmula 1. A prova, a 16ª das 19 corridas previstas para 2014, será dia 12 de outubro. Os organizadores russos têm contrato com a Formula One Management (FOM), empresa que rege a categoria, até 2020.

Leia também:

F1: Felipe Nasr estreia na Williams e fica em 4º em testes

Saiba quanto vão ganhar os pilotos da categoria em 2014

1: Felipe Nasr será terceiro piloto da Williams

A corrida é apenas parte da estratégia do presidente russo Vladimir Putin em fazer a região da sede olímpica se manter ativa após a realização dos Jogoso. Pagar 250 milhões de dólares por sete anos de contrato com a FOM é apenas somar alguns trocados à conta total de 50 bilhões de dólares. Putin, aliás, tem recebido elogios pela receptividade a novos projetos (todos com gordos orçamentos). “Ele é o meu tipo de homem”, disse Bernie Ecclestone, chefão da F1, à CNN. “Ele sabe o que quer, e quando põe as mãos em algo vai lá e faz. Eu nunca tive medo de que não acontecesse o que foi combinado, e acho que a Rússia fez um trabalho de primeira classe para Fórmula 1.”

O circuito de Sochi tem 5,8 quilômetros (um dos mais longos da F1) e foi desenhado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, que tem um tipo de monopólio sobre o design das novas pistas, já que assina sete dos 19 traçados da categoria. A pista passará ao lado das arenas esportivas olímpicas, como o domo de gelo Bolshoy, casa do hóquei, e do estádio olímpico Fisht, que também será utilizado na Copa do Mundo de 2018. A curva 4, apontada como uma das mais desafiadoras para os pilotos, circundará a pira olímpica.

Leia também:

Petrobras retorna à Fórmula 1 com patrocínio na Williams

F1 perdeu 50 milhões de espectadores no ano passado

As obras no paddock e nas demais áreas do circuito estão suspensas até o final dos Jogos de Inverno. Mas os organizadores dizem que não há motivos para pânico, já que as obras estão 91% completas. Logo depois da cerimônia de encerramento no domingo, a última etapa do asfaltamento será continuada, bem como a construção dos boxes e das arquibancadas. “Para 2015, queremos realizar a corrida no mês de maio, um período do ano muito mais interessante”, disse Oleg Zahara, chefe da organização do GP da Rússia. “Mas ainda não sabemos se será possível, principalmente por causa da venda de ingressos. Nós estaríamos vendendo ingressos para a corrida de 2015 sem termos realizado o GP de 2014, o que seria no mínimo estranho.” São esperados cerca de 55.000 visitantes no fim de semana da corrida.

As equipes para 2014
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Daniel Ricciardo (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Kimi Raikkonen (Finlândia)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Kevin Magnussen (Dinamarca)
Lotus Pastor Maldonado (Venezuela) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Esteban Gutiérrez (México) Adrian Sutil (Alemanha)
Force India Nico Hulkenberg (Alemanha) Sérgio Pérez (México)
Williams Felipe Massa (Brasil) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniil Kvyat (Rússia) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Kamui Kobayashi (Japão) Marcus Ericsson (Suécia)
Marussia Jules Bianchi (França) Max Chilton (Grâ-Bretanha)
Data Local Autódromo
16/03 Austrália Melbourne
30/03 Malásia Sepang
06/04 Bahrein Sakhir
20/04 China Xangai
11/05 Espanha Barcelona
25/05 Mônaco Monte Carlo
08/06 Canadá Montreal
22/06 Áustria Red Bull Ring
06/07 Inglaterra Silverstone
20/07 Alemanha Hockenheim
27/07 Hungria Budapest
24/08 Bélgica Spa-Francorchamps
07/09 Itália Monza
21/09 Cingapura Marina Bay
05/10 Japão Suzuka
12/10 Rússia Sochi
02/11 Estados Unidos Austin
09/11 Brasil Interlagos
23/11 Abu Dhabi Yas Marina