Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-ginasta espera que Phelps bata seu recorde de medalhas olímpicas

A ucraniana Larisa Latynina é a atleta com mais medalhas na história das Olimpíadas, 18, mas acredita que perderá seu posto após os Jogos Olímpicos de Londres-2012. A ginasta, que competia pela União Soviética, crê que o norte-americano Michael Phelps subirá ao pódio, ao menos, três vezes e a superará.

Phelps, que tem 16 medalhas olímpicas em seu currículo, já é o recordista em número de ouros. Ele foi campeão de 14 provas nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008 e também ficou em terceiro lugar em duas competições nos Jogos realizados na Grécia. Os oito ouros na China ainda o fazem o atleta com mais títulos em uma única edição do evento.

‘Não tenho dúvidas quanto a isso. Ele já tem 16 medalhas e vai ganhar pelo menos outras três em Londres. Não ficarei triste. Como dizem, recordes são feitos para serem quebrados e ele é um grande campeão, muito jovem ainda. Gosto de vê-lo nadar’, disse Larisa, medalhista na Olimpíadas de Melbourne-1956, Roma-1960 e Tóquio-1964.

A programação inicial de Michael Phelps previa que ele nadasse oito provas em Londres-2012, mas seu técnico Bob Bowman revisou o programa e tirou os 200m livre das atividades do nadador, que assim tem a chance de conquistar mais sete medalhas na capital inglesa.