Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-diretor do COI será presidente do Comitê de Reforma da Fifa

François Carrard foi indicado para o cargo máximo do comitê que irá apresentar propostas de reforma para as próximas gestões na Fifa

O suíço François Carrard, ex-diretor-geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi indicado para presidir o Comitê de Reforma da Fifa, que apresentará propostas no próximo Congresso da entidade, em fevereiro de 2016. Carrard, aos 77 anos, será o líder de um grupo formado por 12 membros indicados pelas confederações continentais e por mais dois nomes recomendados por parceiros comerciais da Fifa.

“É vital para o futuro do futebol restaurar a integridade e a reputação de seu órgão reitor. Como presidente independente, comprometo-me a iniciar um pacote de reformas críveis, trabalhando com representantes do futebol e de toda a sociedade”, disse Carrard. O Comitê de Reforma apresentará um plano preliminar ao Comitê Executivo da Fifa em reunião marcada para os dias 24 e 25 de setembro deste ano.

Leia também:

Caso Fifa: EUA podem confiscar imóvel de Marin em NY

Suíça oferece trabalho na prisão a José Maria Marin

EUA querem propor acordo de delação premiada a Marin

A crise na Fifa começou em maio deste ano, após a prisão de 14 cartolas ligados à Fifa – incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin -, sob acusação de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro, e levou Blatter a decidir renunciar ao quinto mandato como presidente da instituição. Blatter, de 79 anos, segue no cargo até as próximas eleições, em fevereiro de 2016.

(Com Agência EFE)