Clique e assine com até 92% de desconto

EUA batem Turquia e se classificam às quartas no basquete feminino

Por Da Redação 1 ago 2012, 20h29

Medalhista de ouro em Pequim, a seleção norte-americana de basquete feminino deu um importante passo para se sagrar campeão também nos Jogos Olímpicos de Londres nesta quarta-feira, quando bateu a Turquia por 89 a 58 e garantiu a classificação para as quartas de final.

A cestinha da partida foi a ala Angel McCoughtry com 18 pontos. Além dela, se destacaram pela seleção dos Estados Unidos a pivô Tina Charles, com 16, e a armadora Lindsay Whalen, com 14. Pela Turquia, as maiores marcadoras foram a pivô Kuanitra Holingsvorth e a armadora Birsel Vardarli, ambas com 11 pontos.

Apesar do placar final, a Turquia teve um início animador no confronto. No primeiro quarto, a seleção chegou a liderar por 10 a 6 com cinco minutos disputados e, faltando um minuto para o final da etapa, por 16 a 15. No entanto, a equipe americana se recuperou e encerrou o quarto na frente por 19 a 16.

O equilíbrio apresentado no primeiro quarto, porém, não se manteve no segundo. Sem que a Turquia sequer pontuasse, os Estados Unidos logo ampliaram a vantagem para 25 a 16 e não permitiram uma reação significativa das adversárias, terminando o quarto com a vantagem de 41 a 26.

Já o terceiro quarto se assemelhou ao primeiro: a Turquia iniciou bem e chegou a diminuir a diferença para cinco pontos, deixando o placar em 50 a 45 aos oito minutos, mas não manteve o ritmo até o final do quarto e viu as adversárias voltarem a abrir confortável vantagem, chegando ao último quarto com o placar de 63 a 47.

Com uma vantagem de 16 pontos para superar, a Turquia não conseguiu dificultar a vida da seleção dos Estados Unidos no último quarto, permitindo que a última medalhista de ouro concluísse uma tranquila vitória por 89 a 58.

República Tcheca bate a Croácia e anfitriãs perdem da Rússia

Também pelo grupo A, a República Tcheca conquistou sua primeira vitória ao derrotar a Croácia por 89 a 70. Mesmo estando na frente durante a maior parte do jogo, a equipe tcheca chegou ao último quarto perdendo por 60 a 57, mas reagiu no período final com ajuda de Katerina Elhotova, que dividiu o posto de maior pontuadora da partida com a croata Sandra Mandir ao marcar 20 pontos.

Já a anfitriã Grã-Bretanha continua em situação complicada nas Olimpíadas, sofrendo a terceira derrota seguida ao perder para a Rússia por 67 a 61. A cestinha Natalie Stafford, com 18 pontos, não impediu a vitória e consequente classificação da seleção russa, medalhista de ouro em Pequim. Assim, a Grã-Bretanha fica com a mesma pontuação do Brasil no Grupo B: 3 pontos.

Continua após a publicidade
Publicidade