Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA batem França e ganham 7º ouro no basquete feminino

Equipe americana manteve vitória e venceu a partida com placar de 86 a 50

Confirmando o favoritismo que sempre leva para os Jogos Olímpicos, a seleção norte-americana derrotou neste sábado a França pelo placar de 86 a 50, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino. É o sétimo título da história dos Estados Unidos no basquete feminino e o quinto consecutivo.

As representantes da América do Norte dominaram o jogo inteiro, mas abriram a maior folga no terceiro e quarto quartos, quando venceram as parciais por 26 a 12 e 23 a 13, respectivamente. O grande destaque da partida foi Candace Parker, atleta do Los Angeles Sparks, equipe da WNBA (liga profissional norte-americana), que saiu de quadra com double-double de 21 pontos e 12 rebotes.

Do lado francês, Sandrine Gruda, que atua no basquetebol russo, e Edwige Lawson-Wade foram as melhores, com 12 pontos cada uma. O aproveitamento da França na partida diz muito sobre o resultado final, já que as européias acertaram somente 16 arremessos de dois pontos em 53 tentativas (30%) e duas bolas de três pontos em 11 (18%). Além disso, o alto número de turnovers (perdas de posse de bola), com 21, prejudicou a seleção francesa.

As norte-americanas, em compensação, fizeram uma apresentação muito consistente, acertando 48% dos arremessos de dois, 38% dos chutes de três, e ainda cometeram poucos turnovers (11). O número de rebotes apanhados pelos Estados Unidos, com 46, também ajudou no triunfo.

Também neste sábado, Austrália e Rússia se enfrentaram na disputa pela medalha de bronze no basquete e as representantes da Oceania acabaram superando as russas, por 83 a 74, e fecharam as Olimpíadas na terceira colocação.

(Com agência GazetaPresse)