Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Esquiva Falcão perde final do boxe e fica com a prata

Brasileiro foi derrotado pelo japonês Ryota Murata por um ponto de diferença

Esquiva Falcão perdeu para o japonês Ryota Murata na final olímpica do boxe, por um ponto de diferença, e ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres. O pugilista brasileiro foi derrotado pelo japonês Ryota Murata, por 14 pontos a 13, na final da categoria até 75 quilos, disputada na ExCel South Arena, em Londres, neste sábado. Uma polêmica punição no último assalto tirou a vitória do Brasil.

Antes do histórico segundo lugar olímpico obtido neste fim de semana, os medalhistas do boxe brasileiro eram Servílio de Oliveira, com o bronze na Cidade do México-1968, e Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão (irmão de Esquiva), terceiros colocados em Londres-2012.

Esquiva não conseguiu transpor a defesa do japonês no primeiro assalto e levou desvantagem de 5 a 3. No segundo, a reação do brasileiro, com 5 a 4 no placar, arrancou sangue do adversário e obrigou o árbitro a interromper a luta para atendimento médico. Murata tentou administrar o resultado favorável no último assalto. Até contar com uma punição de Esquiva, por clinche, que tirou dois pontos do atleta brasileiro. Ainda assim, o capixaba fez 5 a 5 no marcador.

O japonês já havia sido responsável por uma das maiores derrotas da carreira do brasileiro, na semifinal do Campeonato Mundial no ano passado, em Baku, no Azerbaijão.

(Com agência GazetaPress)