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Esporte Interativo supera Globo e acerta com o Palmeiras

Emissora controlada pelo grupo Turner venceu a concorrência em TV fechada e transmitirá os jogos do clube paulista entre 2019 e 2024

Por da redação
Atualizado em 24 nov 2016, 10h06 - Publicado em 24 nov 2016, 10h00

O Palmeiras fechou acordo com a emissora Esporte Interativo para a transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro entre 2019 e 2024. O contrato, que abrange apenas jogos em TV fechada e não influencia as transmissões abertas ou pay-per-view, deve ser anunciado depois do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras preteriu os canais Globo na negociação. A negociação, porém, não significa que os jogos serão exibidos unicamente no Esporte Interativo. Um acordo com o canal SporTV, por exemplo, pode permitir a transmissão dos jogos do Palmeiras nas duas emissoras. O grupo norte-americano Turner é o principal sócio do Esporte Interativo.

Pelo acordo com o Esporte Interativo, que pertence ao grupo americano Turner, o Palmeiras receberá cerca de 100 milhões de reais. O valor é bastante significativo para as finanças do clube. Com o título brasileiro, que deve ser confirmado no domingo, na partida diante da Chapecoense, no Allianz Parque, o Palmeiras receberá 17 milhões de reais de premiação da CBF.

Dos times que jogam a Série A, o Esporte Interativo já havia acertado com os dois principais clubes do Paraná (Atlético-PR e Coritiba), um do Rio Grande do Sul (Internacional), um de Santa Catarina (Figueirense) e Pernambuco. Em São Paulo, já havia conseguido acordos com Ponte Preta e Santos.

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Entenda a disputa entre Esporte Interativo e Globo

Esporte Interativo
Edgar Diniz, presidente do Esporte Interativo ()

Fundada em 2007 como um canal UHF exclusivo do Rio de Janeiro, o Esporte Interativo cresceu de forma assustadora depois que a conglomerado de mídia americano Turner Broadcasting System se tornou seu sócio majoritário, em 2013. No ano passado, o EI adquiriu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa e conseguiu entrar na grade das principais operadoras de TV a cabo do país depois de longa disputa.

Além de se tornar uma grande rival das emissoras especializadas Fox Sports e ESPN Brasil, o Esporte Interativo se aproveitou do grande investimento que recebeu e decidiu desafiar a Globo, que detém a exclusividade do Campeonato Brasileiro em TV fechada em seu braço esportivo, o SporTV, há quase duas décadas. As duas emissoras vêm travando uma batalha nos bastidores para atrair os principais clubes do país.

A Globosat (SporTV) já acertou com São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Sport, Chapecoense, Avaí, Náutico, Vitória, Goiás e Londrina. A Globo seguirá transmitindo o Brasileirão em TV aberta e deverá negociar com os clubes que fecharam contrato com o Esporte Interativo de maneira separada.

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Além da questão econômica – o EI alega que alguns clubes poderão receber até nove vezes mais do que ganhariam da Globosat -, a emissora emergente seduz os clubes com outras propostas: garante que os jogos transmitidos pelo canal no meio de semana começarão mais cedo, para facilitar a vida dos torcedores que precisam acordar cedo no dia seguinte, e também promete citar o nome das marcas donas de clubes ou estádios – em clara resposta à Globo que chama o Red Bull de RB Brasil e a Allianz Arena de Arena do Palmeiras, por exemplo.

Até 2019 serão feitas muitas negociações, mas caso Globosat e Turner não entre em acordo, a transmissão do Brasileiro em TV fechada pode ficar caótica: apenas os jogos entre equipes que assinaram com o SporTV seriam transmitidos por este canal, o mesmo valendo para o Esporte Interativo. Partidas entre times que têm contratos com emissoras diferentes ficariam sem transmissão em TV fechada.

(com Estadão Conteúdo)

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