Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanhóis dominam e Pedrosa faz a pole position na Itália

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Itália, realizado na manhã deste sábado, foi dominado pelos pilotos espanhóis. A pole position ficou com Dani Pedrosa, acompanhado na primeira fila do grid pelos compatriotas Jorge Lorenzo e Hector Barberá.

A etapa italiana do campeonato, a nona desta temporada, terá três representantes espanhóis na primeira fila de forma inédita na história da MotoGP. Em boa fase, Pedrosa, de contrato novo com a Honda, conquistou a segunda pole de 2012 justamente depois de vencer pela primeira vez, na Alemanha.

Jorge Lorenzo ficou com a segunda colocação, mas não deixou a pista satisfeito. Em sua última tentativa de conquistar a pole, o piloto tinha parciais melhores que Pedrosa, mas foi obrigado e abortar a volta após sofrer um problema eletrônico em sua Yamaha, o que impediu uma provável largada na primeira posição.

Hector Barbera, por sua vez, protagonizou a maior surpresa do treino classificatório em Mugello ao faturar a terceira colocação na tomada de tempos. Desta forma, o piloto da equipe satélite da Ducati terá a chance de largar na primeira fila de maneira inédita na carreira.

O primeiro competidor não espanhol no grid de largada é o norte-americano Nicky Hayden, quarto colocado. Já o australiano Casey Stoner, atual campeão do mundo, ficou apenas com o quinto lugar e nem sequer conseguiu participar diretamente da briga pela pole position.

O britânico Cal Crutchlow chegou a sofrer um acidente na Correntaio, mas conseguiu se recuperar e bateu o italiano Andrea Dovizioso, seu companheiro na Tech 3 Yamaha, na disputa pela sexta colocação. O norte-americano Ben Spies teve problema semelhante e conseguiu apenas o nono posto.

Em mais uma participação discreta no treino classificatório, o multicampeão Valentino Rossi ficou com a 10colocação do grid de largada. O espanhol Álvaro Bautista também não conseguiu se recuperar e começa a prova, marcada para as 9 horas (de Brasília) de domingo, logo atrás do representante da Itália.