Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha vence Sérvia; Alemanha leva 5 a 3 da Suíça

Por AE

St. Gallen – Apontadas por muitos como as principais favoritas ao título da próxima Eurocopa, Espanha e Alemanha viveram situações distintas, neste sábado, em amistosos de preparação para a competição continental que será disputada entre 8 de junho e 1.º de julho, na Polônia e na Ucrânia. Os espanhóis venceram a Sérvia por 2 a 0, em St. Gallen (SUI), e os alemães foram surpreendidos pela Suíça ao serem derrotados por 5 a 3, na Basileia, também em solo suíço.

Mesmo desfalcada dos jogadores convocados por Vicente del Bosque que defenderam Barcelona e Athletic Bilbao na final da Copa do Rei, na última sexta-feira, a seleção espanhola fez valer o seu favoritismo e garantiu o triunfo no segundo tempo com gols do estreante Adrian, aos 19 minutos, e Cazorla, de pênalti, aos 29.

Já os alemães, que também não usaram sua força máxima no confronto, tiveram pela frente uma Suíça empolgada, que abriu 2 a 0 em apenas 23 minutos de jogo com dois gols seguidos de Derdiyok, aos 21 e 23. Hummels descontou o placar aos 45 da etapa inicial, mas os suíços voltaram com tudo no segundo tempo.

Aos 5 minutos da etapa final, Derdiyok voltou a marcar e abriu 3 a 1, antes de Schurrle diminuir novamente a vantagem dos suíços, aos 19. A seleção da casa, porém, não se intimidou com a ameaça de reação alemã e ampliou para 4 a 2 já aos 22 minutos, com Lichtsteiner. Reus marcou aos 27 e deixou a Alemanha viva no jogo mais uma vez. Entretanto, aos 31, Mehmedi decretou o 5 a 3 no placar.

Embora não tenha contado com vários jogadores do Bayern de Munique, que só se apresentariam neste sábado ao técnico Joachim Low após terem defendido o seu time na final da Liga dos Campeões, no último dia 19, a Alemanha amargou a derrota com alguns dos seus principais nomes em campo, como Ozil, Podolski, Klose e Metersacker.

Outra seleção de peso que decepcionou em amistoso neste sábado foi a de Portugal, que ficou no 0 a 0 com a modesta Macedônia, em Leiria (POR), e acabou sendo vaiada pelos torcedores locais ao exibir uma atuação muito ruim, mesmo com a presença do astro Cristiano Ronaldo em campo.

Em outros dois amistosos já encerrados neste sábado, a Irlanda venceu a Bósnia-Herzegovina por 1 a 0, em casa, em Dublin, enquanto a Polônia obteve o mesmo placar sobre a Eslováquia, em Klagenfurt, na Áustria.