Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha domina lista de indicados ao prêmio Bola de Ouro

Elogiada seleção alemã emplacou 5 nomes. Apenas 3 brasileiros concorrem

A Fifa e a revista France Football divulgaram nesta terça-feira os nomes dos 23 jogadores candidatos ao prêmio Bola de Ouro. A lista é dominada por atletas que se destacaram na Copa do Mundo da África do Sul. Os espanhóis, que conquistaram seu primeiro Mundial em julho, são os campeões de indicações, com sete nomes na lista. Em segundo lugar, com cinco indicações, estão os jogadores da elogiada seleção alemã, que ficou em terceiro lugar.

Apenas três brasileiros estão na disputa: os laterais Daniel Alves e Maicon e o goleiro Julio César. Quatro vezes campeã do prêmio, a jogadora Marta, que teve uma curta passagem pelo Santos no ano passado e hoje atua pelo Los Angeles Sol, foi novamente indicada à Bola de Ouro.

Destaques na África do Sul, os espanhóis candidatos ao prêmio são: Iker Casillas, Cesc Fábregas, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Carles Puyol, David Villa e Xavi. Do lado alemão concorrem Miroslav Klose, Philipp Lahm, Thomas Müller, Mesut Özil e Bastian Schweinsteiger. Vice-campeã, a Holanda só emplacou dois nomes na lista: Arjen Robben e Wesley Sneijder.

O uruguaio Diego Fórlan, eleito o melhor jogador da Copa da África do Sul, também foi indicado. Concorrem ainda Cristiano Ronaldo (Portugal), Didier Drogba (Costa do Marfim), Samuel Eto’o (Camarões) e Asamoah Gyan (Gana). Os vencedores serão escolhidos por técnicos e capitães das seleções e por representantes da imprensa internacional. O prêmio será entregue em 10 janeiro do ano que vem, em Zurique, na Suíça.

Também serão escolhidos os melhores técnicos do ano – prêmio ao qual nenhum brasileiro concorre – e o gol mais bonito da temporada.