Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Esgrimista brasileiro garante vaga olímpica na espada

Por Da Redação 21 abr 2012, 19h32

Por AE

Santiago – O esgrimista brasileiro Athos Schwantes conquistou neste sábado, em Santiago, no Chile, a classificação olímpica na espada. Para chegar à vaga nos Jogos de Londres, o atleta de 27 anos teve que avançar à final do Pré-Olímpico das Américas, que acontece neste fim de semana na capital chilena. Na decisão, porém, ele perdeu para o chileno Paris Inostroza, por 15 a 12.

A vaga olímpica de Athos é de certa forma surpreendente, uma vez que ele foi apenas o 14.º colocado no último Campeonato Pan-Americano. A partida decisiva dele em Santiago foi contra o argentino José Felix Domingues, na semifinal do Pré-Olímpico.

Athos vem de tradicional família de esgrimistas. Seu pai, Ronaldo Schwantes, foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1975. Depois disso, a esgrima brasileira só subiu novamente ao pódio pan-americano em 2007.

O Brasil também ficou perto da classificação olímpica no florete feminino. Tais Rochel, que não participou do Pan de Guadalajara porque foi pega no antidoping (usou um remédio para asma, que contém substância proibida), foi até a final do Pré-Olímpico, mas ali perdeu por 15 x 9 para a venezuelana Johana Fuenmayor, que faturou a única vaga olímpica em jogo nesta arma.

Renzo Agresta, do sabre, é outro brasileiro já garantido nos Jogos Olímpicos de Londres. Ele conseguiu a classificação por meio do ranking mundial. Outras vagas podem vir no domingo, no segundo e último dia do pré-olímpico. A maior esperança é o gaúcho Guilherme Toldo, no florete.

Continua após a publicidade
Publicidade