Equador vence Colômbia por 1 a 0 e entra no G-4 das eliminatórias

A Colômbia dominou boa parte do jogo, mas não foi capaz de derrotar a seleção do Equador atuando dentro do estádio Atahualpa, em Quito. Com um gol marcado por Benítez aos nove minutos do segundo tempo, a seleção comandada por Reinaldo Rueda venceu por 1 a 0 e assumiu a quarta colocação das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Dependente de Falcao Garcia, o time de José Pekerman teve boas chances no primeiro tempo, mas atuou sem brilho na etapa complementar e se deixou levar pelo futebol de passes ao lado do Equador que, com a vitória, ultrapassa justamente os colombianos na tabela de classificação. Venezuela também ficou para trás.
Com nove pontos, Equador está atrás apenas de Argentina, Uruguai e Chile, que ocupam as primeiras colocações e se classificariam direto em caso de encerramento da fase. Os próximos compromissos das seleções serão na sexta-feira, quando a Colômbia recebe o Uruguai e a Bolívia vai ao Equador enfrentar os vencedores deste domingo.
O Jogo – A dependência da Colômbia no futebol do atacante Falcao Garcia, campeão da Liga Europa com a camisa do Atlético de Madri, era evidente. Por mais jogadas que os eficientes Guarín e James Rodríguez criassem pelas alas, o último passe era sempre para Falcao que já desperdiçou uma boa oportunidade aos quatro minutos, quando Erazo apareceu para desviar o chute preciso da jóia colombiana.
O lateral esquerdo Pablo Armero, ex-jogador do Palmeiras, também era um dos jogadores que se aproveitavam dos quase 65% de posse de bola da Colômbia para criarem boas oportunidades. Foi assim aos nove minutos, quando teve a jogada ofensiva interceptada por Jayro Campos, ex-defensor do Atlético-MG, e aos dez, quando James Rodríguez demorou a concluir o lançamento do ala esquerdo.
Aos 21 minutos, Walter Ayoví fez bom cruzamento no meio da área colombiana, na primeira oportunidade do Equador na partida, mas Noboa não alcançou. A partir daquele momento, o time da casa começou a equilibrar o duelo e também criou situações de ataque, mas sem grande perigo ao gol de Ospina. Uma dessas situações ocorreu aos 31 minutos, quando Montero fintou dois colombianos, invadiu a área da Colômbia, mas chutou sem direção.
No último lance da etapa inicial, já com Zuñiga ocupando a vaga do lesionado Perea, Ospina evitou que a seleção do Equador abrisse o placar, quando Walter Ayoví recebeu passe preciso de Benítez e desferiu um chute forte, para ótima defesa do goleiro colombiano.
Motivada pela boa atuação nos últimos minutos do primeiro tempo, Equador precisou de nove minutos para abrir o placar. O valente Ayoví recebeu a bola quase na linha lateral da intermediária, evitou a saída e lançou para o meio da área, onde Mosquera não conseguiu fazer o desvio e viu Benítez acertar um chute forte, no canto esquerdo de Ospina, para abrir o placar.
Nos últimos minutos da partida, o árbitro brasileiro Wilson Luiz Seneme ainda teria tempo para expulsar o equatoriano Noboa e distribuir três cartões amarelos em virtude do clima hostil no estádio Atahualpa, em Quito.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)