Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Empresários argentinos envolvidos no caso Fifa se entregam à polícia

Pai e filho, Hugo e Mariano Jinkis são proprietários da Full Play, empresa acusada de pagar suborno a dirigentes da Fifa. Eles devem ser extraditados para os EUA

Os empresários argentinos Hugo e Mariano Jinkis, envolvidos no caso de subornos da Fifa denunciado pela justiça dos Estados Unidos e que eram considerados foragidos desde 27 de maio, entregaram-se na madrugada desta quinta-feira em Buenos Aires, informou o portal do ministério da Justiça da Argentina. Proprietários da Full Play, uma empresa de marketing esportivo, pai e filho tinham os pedidos de prisão e extradição para os Estados Unidos solicitados e se apresentaram espontaneamente ao juiz federal Claudio Bonadío.

Leia também:

Caso Fifa: sócio argentino de J. Hawilla se entrega na Itália

J.Hawilla usou grampos para colaborar com o FBI

Interpol invade sedes de empresas argentinas investigadas no escândalo da Fifa

De repórter de campo, a alvo da CPI: os negócios de J. Hawilla

Os dois indiciados permanecerão detidos à espera do trâmite de extradição aos Estados Unidos, depois que uma câmara de apelações confirmou na terça-feira a rejeição ao pedido para que os empresários aguardassem o julgamento em liberdade. Os Jinkis são proprietários da Full Play, empresa que detém os direitos de transmissão de vários torneios sul-americanos e apontada pela justiça americana por pagamentos de subornos a dirigentes da Fifa em troca de contratos milionários. Os dois realizaram negócios com o brasileiro J. Hawilla, dono da Traffic, e um dos delatores do caso.

Alejandro Burzaco, outro empresário argentino envolvido no caso, se entregou na terça-feira da semana passada na Itália e aguarda em prisão domiciliar o pedido de extradição aos Estados Unidos. A justiça americana indiciou 14 dirigentes da Fifa e executivos de empresas de marketing relacionadas com a entidade, acusados de terem recebido 150 milhões de dólares em subornos nas últimas duas décadas.

Lista de seis procurados internacionais divulgado pela Interpol Lista de seis procurados internacionais divulgado pela Interpol

Lista de seis procurados internacionais divulgado pela Interpol (/)

(Com agência France-Présse)