Clique e assine a partir de 8,90/mês

Empresa coloca à venda primeiro carro de Senna na F1

Monoposto da Toleman foi usado pelo brasileiro na temporada 1984

Por Da Redação - 5 dez 2014, 15h44

O especial de VEJA

O primeiro carro pilotado por Ayrton Senna na Fórmula 1, o modelo TG183#5, da Toleman, foi colocado à venda pela Cars International, empresa localizada no Reino Unido e que trabalha com a negociação e restauração de veículos históricos. O monoposto foi utilizado por Senna em 1984, em sua primeira corrida de Formula 1, no Grande Prêmio do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. Com ele, o brasileiro também conquistou os seus primeiros pontos na principal modalidade do automobilismo mundial ao ficar em sexto lugar nas corridas da África do Sul e Bélgica.

Leia também:

Instituto Ayrton Senna lança Twitter oficial do ex-piloto

Multidão presta homenagem a Ayrton Senna em Imola

Vídeo: McLaren homenageia Senna com pole de Mônaco

Continua após a publicidade

20 anos sem Senna, o piloto que queria ser sempre o nº 1

Após ser aposentado, o carro foi vendido pela Toleman ao americano Mike Earl, que o restaurou em Los Angeles. Depois de voltar ao Reino Unido, o veículo teve o motor original Hart 415T recolocado. Além disso, a Cars International possui um contrato de autenticidade que o carro foi, de fato, utilizado por Senna. De acordo com nota da empresa, que também trabalha com a venda de outros monopostos e carros raros de luxo, o veículo pilotado pelo brasileiro está apto a ser guiado. A Cars International não informa o valor do carro em sua página.

Moedas em homenagem a Ayrton Senna
Moedas em homenagem a Ayrton Senna VEJA

​Moeda – Também nesta semana, a empresa francesa ART MINT lançou uma moeda comemorativa oficial “Ayrton Senna 20 anos”, em homenagem aos 20 anos da morte do brasileiro, no GP de San Marino, em 1994. A peça pesa 31,1 gramas de prata pura, mede 38.6 milímetros de diâmetro e tem tiragem de apenas 699 unidades. A moeda traz a efígie do piloto, uma coroa de louros e seu carro, bem como suas datas de nascimento e morte (1960/1994) e a inscrição “Ayrton Senna”.

No reverso da moeda, o valor nominal e uma imagem da rainha Elizabeth II. No Brasil, as moedas estão sendo vendidas por 295 reais no site Lefeman Collections.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade