Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emocionante Lakers x Heat tem despedida dos amigos LeBron e Wade

O ala-armador do Miami Heat faz sua última temporada antes da aposentadoria

Dwyane Wade e LeBron James são grandes amigos e compartilharam momentos marcantes dentro e fora da quadra, como companheiros de time ou adversários. Na madrugada desta terça-feira, 11, os craques do basquete fizeram o último jogo entre eles pela NBA. A vitória foi do Los Angeles Lakers, de James, sobre o Miami Heat, por 108 a 105, mas o que mais chamou a atenção foi a emoção dos dois jogadores ao final da partida.

Depois da decisão da partida nos últimos segundos, Wade, de 36 anos – que se aposentará ao final desta temporada -, abraçou LeBron e, entre risos, os dois tiveram uma conversa franca, além de autografarem e trocarem suas camisas. “Obrigado por você ter deixado tudo acabar aqui (no Staples Center, arena dos Lakers)”, disse o ala do Heat. “Só poderia acabar aqui ou no Garden (Madison Square Garden, ginásio do New York Knicks)”, respondeu James, fazendo referência à grandeza das tradicionais arenas americanas.

Na entrevista após a partida, Wade revelou que pediu para LeBron errar os lances livres quando o placar era de 106 a 105 para os Lakers, com menos de 30 segundos restando para o final. O jogador da equipe de Los Angeles, no entanto, converteu os arremessos e forçou Wade a tentar um chute de três pontos para empatar, mas, bem marcado por LeBron, o ala-armador do Heat não conseguiu o feito.

View this post on Instagram

One final possession. #OneLastDance

A post shared by NBA (@nba) on

“Eu disse a ele para errar (os lances livres), para que eu pudesse tentar a cesta da vitória. mas ele não quis”, explicou Wade, rindo. “A nossa conversa no final do jogo foi emocionante, foi quando a ficha caiu de que nunca mais iríamos nos enfrentar. Rimos sobre ele ter me marcado no último lance, sabendo o que eu iria fazer. A verdade é que sou grato a ele por me tornar melhor e vice-versa. Como adversário, lutamos para superar um ao outro. Como companheiros de time, chegamos à final em quatro anos seguidos, conquistando dois títulos (pelo Miami Heat), fizemos bem um ao outro. Nossa amizade vai além das quadras, mas vou sentir falta disso”, completou, em entrevistá à ESPN.

Dwyane Wade e LeBron James jogaram juntos em cinco oportunidades, quatro temporadas pelo Miami Heat, de 2011 a 2015, e uma pelo Cleveland Cavaliers, em 2016. Além de dois títulos da NBA, eles conquistaram a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. A dupla só voltará a se enfrentar na liga americana se as duas equipes forem à final, mas nenhuma das duas é favorita.