Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Em meio a luto por morte de Sócrates, Corinthians é pentacampeão brasileiro

Por Da Redação 4 dez 2011, 18h55

São Paulo, 4 dez (EFE).- No mesmo dia da morte de um dos maiores ídolos da história do clube, o ex-jogador Sócrates, o Corinthians empatou em 0 a 0 com o Palmeiras neste domingo, no estádio do Pacaembu, e conquistou o título do Campeonato Brasileiro pela quinta vez em sua história.

Campeão também em 1990, 1998, 1999 e 2005, o Timão terminou o torneio com 71 pontos e ficaria com o troféu mesmo que perdesse o clássico, já que seu concorrente direto, o Vasco, empatou com o Flamengo em 1 a 1 no Engenhão e não poderia alcançar os paulistas.

Corinthians, Vasco, que foi campeão da Copa do Brasil, e Santos, atual campeão continental, têm vaga garantida na fase de grupos da Taça Libertadores de 2012, assim como o Fluminense, que empatou em 1 a 1 com o Botafogo e terminou o Brasileirão em terceiro lugar.

Já o Flamengo, que terminou a competição em quarto, e o Internacional, que bateu o rival Grêmio por 1 a 0 e ficou em quinto, terão de passar pela fase preliminar.

São Paulo, Figueirense, Coritiba e Bota, que ainda tinham chances de classificação para o principal torneio interclubes do continente, tiveram que se contentar com uma vaga na Copa Sul-Americana, se juntando a Palmeiras, Grêmio, Atlético-GO e Bahia.

Atlético-MG e Cruzeiro, que se enfrentaram neste domingo, formam uma dupla que não ganhou vaga para competições internacionais, mas ao menos se manteve na elite. Isso porque a Raposa massacrou o rival: 6 a 1.

Atlético-PR, que derrotou o Coritiba, e Ceará, que perdeu para o Bahia, se juntaram a América-MG e Avaí, que entraram na última rodada já rebaixados, como times que disputarão a segunda divisão em 2012. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade