Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em busca do 20 título da Taça, Sporting enfrenta a Académica

A decisão da Taça de Portugal acontecerá neste domingo, às 13 horas (de Brasília), no Estádio Nacional, no Jamor, município próximo a Lisboa, onde o Sporting encara a surpreendente Académica de Coimbra.

O time da capital se garantiu nesta decisão ao eliminar o Nacional nas semifinais, ganhando por 3 a 1 como visitante, após empate em dois gols na capital portuguesa. Já a Académica despachou o Oliveirense com um triunfo por 1 a 0 e um empate por 2 a 2.

O Sporting busca o vigésimo título de sua história, mas não conquista a taça desde 2008, quando fez 2 a 0 no Porto na decisão. Já a Académica ganhou o título apenas uma vez, em 1939, superando o Benfica por 4 a 3 na final. Os dois finalistas desse ano decidiram a taça apenas uma vez, em 1923, quando e o time alviverde venceu por 3 a 0 e ergueu o troféu. O maior vitorioso da história da Taça de Portugal é o Benfica, com 27 títulos, sete a mais que o Porto.

A expectativa para o jogo deste domingo gira em torno de uma vitória do Sporting. Porém os jogadores lisboetas preferem descartar esse favoritismo. ‘Nós sabemos que não se ganha nada de véspera. Precisamos ter respeito ao time da Académica e lutar muito por esse título, pois será uma final complicada’, disse o zagueiro Oguchi Onyewu, do Sporting e da seleção dos Estados Unidos.

Caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, o campeão será conhecido por intermédio de cobranças de pênaltis. O Porto é o atual campeão da Taça de Portugal, tendo conquistado o título depois de goleada sobre o Vitória de Guimarães por 6 a 2, na decisão do ano passado.