Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Em busca de um título. E da vaga na Libertadores

Campeão garante vaga no torneio continental. E leva para casa R$ 2,5 mi

Por Da Redação 5 mar 2012, 07h10

A 24ª edição da Copa do Brasil começa nesta quarta-feira – e termina dia 25 de julho – será uma boa oportunidade para as principais equipes do país voltarem a conquistar um título nacional. Entre os 64 times na disputa, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG e Cruzeiro entram como principais candidatos ao título, em busca de uma vaga na Copa Libertadores de 2013.

O torneio teve início em 1989 e é disputado em sistema de mata-mata (jogos de ida e volta), com 32 grupos de dois. Nas duas primeiras fases, caso a equipe visitante vença a primeira partida por dois gols de diferença ou mais, não há necessidade de um jogo de volta – os clubes grandes sempre iniciam o torneio jogando fora de casa. Serão 126 partidas no total. Desde 2001, as equipes que disputam a Libertadores não participam da Copa do Brasil – o que irá mudar na próxima edição. Além da vaga direta no torneio continental do ano que vem, o campeão de 2012 receberá uma premiação de 2,5 milhões de reais.

O Grêmio – maior campeão do torneio, ao lado do Cruzeiro, com quatro títulos – não conquista uma competição nacional desde a Segunda Divisão, em 2005. Por isso, a equipe gaúcha contratou os atacantes Kléber e Marcelo Moreno, além do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Grêmio estreia contra o River Plate de Sergipe.

O Palmeiras não conquista um título nacional desde o título da Segunda Divisão, em 2003, e vem de uma eliminação traumática na Copa do Brasil do ano passado, após ser goleado pelo Coritiba por 6 a 0. A equipe vem bem no Campeonato Paulista e aposta nos gols do argentino Hernán Barcos para chegar à sua segunda conquista no torneio. O Palmeiras pega o Coruripe, na estreia, em Alagoas.

O último título do São Paulo foi o Brasileirão de 2008 e já está há dois anos sem disputar a Libertadores – a Copa do Brasil pode ser o caminho mais curto para sua volta. A equipe estreia diante do Independente, do Pará.

Continua após a publicidade

Os clubes mineiros vêm de campanhas muito ruins no Brasileirão, onde brigaram contra o rebaixamento até o fim, mas entram com boas chances. As últimas conquistas nacionais do Cruzeiro aconteceram em 2003 (Brasileirão e Copa do Brasil). O time estreia diante do Rio Branco, do Acre. O Atlético, campeão da Série B em 2006, joga contra o Cene, do Mato Grosso do Sul.

O Botafogo estreia diante do Treze, da Paraíba, e, agora comandado por Oswaldo de Oliveira, não conquista um título nacional desde o Brasileiro de 1995.

Outras equipes campeãs brasileiras que disputam a Copa do Brasil deste ano são Sport, Coritiba, Bahia, Atlético-PR, Guarani, que estreiam diante de 4 de Julho (PI), Nacional (AM), Auto Esporte (PB), Sampaio Correia(MA) e Brasiliense (DF), respectivamente.

A Copa do Brasil é uma excelente vitrine também para as equipes menores, que podem surpreender. A galeria de campeões inclui Criciúma (1991), Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista de Jundiaí (2005) e Sport (2008).

Confrontos entre grandes clubes poderão acontecer apenas nas quartas de final. Caso todos os favoritos avancem a esta fase, é possível prever os encontros entre Palmeiras e Cruzeiro, e São Paulo e Atlético-MG. O Grêmio, por sua vez, poderá enfrentar Bahia ou Portuguesa.

Continua após a publicidade
Publicidade