Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ecclestone anuncia acordo comercial com equipes para 2013

O britânico Bernie Ecclestone, presidente da Formula One Management (FOM), empresa que detém os direitos comerciais da principal categoria do automobilismo mundial, anunciou oficialmente que já chegou a um novo acordo com a maioria das equipes. O chamado Pacto de Concórdia vence ao final desta temporada.

‘Tenho muita satisfação em anunciar que chegamos a um acordo comercial com a maioria das atuais equipes da Fórmula 1, incluindo Ferrari, McLaren e Red Bull, sobre os termos em que elas continuarão competindo na Fórmula 1 após o final do atual Pacto de Concórdia, no final deste ano’, disse Ecclestone ao site oficial da categoria.

O atual Pacto de Concórdia, que regula o aspecto comercial da Fórmula 1, foi firmado em 2009 após uma delicada negociação – na época, as equipes chegaram a cogitar a criação de uma nova liga. No final de 2011, a Ferrari e a Red Bull chegaram a deixar a Fota (Associação das Equipes), mas, de acordo com Ecclestone, a situação já foi contornada.

O Grande Prêmio da Malásia, marcado para as 5 horas (de Brasília) deste domingo, será a primeira prova após a divulgação do novo acordo. Os britânicos Lewis Hamilton e Jenson Button colocaram a McLaren na primeira fila, enquanto o alemão Michael Schumacher (Mercedes) sai em terceiro. Entre os brasileiros, Felipe Massa (Ferrari) parte em 12e Bruno Senna (Williams) vem logo na sequência.