Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois brasileiros garantem medalhas no Mundial de Boxe

Os pugilistas brasileiros Esquiva Florentino e Everton Lopes avançaram nesta quarta-feira para as semifinais do Mundial de Boxe amador e já estão certos de terminar no pódio, já que não existe luta para o terceiro lugar.

Com este feito, eles quebram um tabu de 25 anos, sendo que o último brasileiro a obter uma medalha em mundiais foi José Rodrigues, que ficou com o bronze em 1986.

Pela categoria até 75kg, Esquiva Florentino derrotou o casaque Danabek Suzhanov por 13 a 10. Nas semifinais, o capixaba terá pela frente o japonês Ryota Murata, que superou o irlandês Darren O’Neill.

Já Everton (até 64kg), levou a melhor sobre o húngaro Giyula Kate, desclassificado pelo juiz após dar um golpe baixo enquanto o placar estava em 20 a 8 a favor do brasileiro.

Nas semis, o baiano medirá forças com o italiano Vincenzo Mangiacapre.

Esquiva e Everton já garantiram sua vaga para as Olimpiádas de Londres em 2012, mas o sonho olímpico ficou mais distante para outro brasileiro, Robson Conceição.

Robson tinha derrotado na terã-feira o campeão Vasyl Lomachenco, da Ucrânia, pelo placar apertado de 20 a 19, pelas oitavas de final da competição.

Porém, a Federação Ucraniana reclamou alegando que seu atleta tinha sido penalizado de forma incorreta e obteve a alteração do resultado. Após esta decisão, a classificação para as quartas e para o torneio olímpico de Londres em 2012 ficaram com Lomachenco.

Robson ainda pode recuperar a vaga para as Olimpíadas caso o ucraniano chegue à final do Mundial.