Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Do Salão para as lojas: quando chegam as novidades

Em todo ano que termina em número par, os lançamentos mais aguardados do mercado automotivo brasileiro acabam ficando para o segundo semestre, ou até mesmo para os meses mais próximos do Salão do Automóvel de São Paulo, entre outubro e novembro. Neste 2012 não está sendo diferente, apesar de algumas marcas, como as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz já oferecerem novidades em suas vitrines.

Leia também:

As novidades que estarão no Salão do Automóvel de São Paulo

HB20 à venda? Só em lista de espera e em poucas lojas

HB20 x Etios: agora a briga é para valer, nas lojas

Enquanto isso, outras, como Ford e General Motors, ainda tentam esconder algumas cartas na manga. A GM, por exemplo, vai apresentar o compacto Onix para jornalistas neste domingo, véspera da abertura da mostra à imprensa – o salão recebe o público a partir de quarta-feira. Até agora, a montadora adotou a estratégia de divulgar apenas detalhes do Onix em ritmo de conta-gotas. Uma tática adotada também por outras montadoras para prender a atenção dos consumidores. O Onix já foi pego rodando sem disfarces e suas fotos apareceram na internet. O novo compacto da chega às lojas logo após o salão – que termina dia 4 de novembro – e virá equipado com motores 1.0 e 1.4. O preço deve ficar situado entre os do Celta e do Agile.

Leia também:

Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais

Chevrolet Onix e Hyundai HB20: eles querem desbancar o Gol

As últimas informações sobre lançamentos, recall, test drives e mercado

A Ford, por sua vez, anunciou nesta semana as datas de pré-venda da nova geração do Fusion no Brasil, e o preço da versão top de linha Titanium com tração nas quatro rodas (AWD), e que pode ser encomendada a partir de fevereiro – vinda do México – por 112.990 reais. As versões com tração dianteira (FWD) e híbrida iniciam a pré-venda em março e abril, respectivamente. Quanto aos novos Fiesta nacional e Focus, as outras atrações do estande, a Ford faz mistério. A expectativa é de que o Fiesta chegue até dezembro, mas o Focus deve ficar para 2013.

Sem atrações de peso em seu estande, fora a Ferrari 458 Spider e o Maserati GranCabrio Sport, a Fiat aposta no carisma do 500C, a variante sem capota do simpático Cinquecento. O carrinho equipado com teto de lona, chega às lojas no fim de outubro por cerca de 60.000 reais. A versão que será vendida por aqui é a Lounge, com motor 1.4 MultiAir e câmbio automático de seis marchas.

Leia também:

Test drive: o novo EcoSport, todo novo mesmo, e bem melhor

Mini Cooper S Roadster: o prazer de dirigir sem capota

Test drive: como anda o Jaguar XF 3.0 V6

A Peugeot investe no compacto 208, substituto do 207 nacional, sucesso de vendas no país. Mas o compacto – idêntico à versão europeia – que chega para brigar com outros pesos pesados do segmento, como o veterano líder em vendas Volkswagen Gol, os recém-chegados Toyota Etios e Hyundai HB20, além do Onix, só deve estrear nas ruas em meados do ano que vem, alguns meses antes do jipinho compacto 2008, candidato a concorrente do novo Ford EcoSport e do Renault Duster.

Leia também:

Os supercarros de James Bond em 50 anos no cinema

Rolls Royce estreia no Brasil. Modelo básico custa R$ 2,3 milhões

Da Renault, o novo Clio pode ser considerado a frustração entre as novidades. Sua “nova” aparência, revelada dias atrás, exibe mudanças na dianteira e traseira que em nada lembram o recém-lançado Clio europeu, duas gerações adiante do nosso. Já a principal atração da Ssangyong no salão, a picape modernosa Actyon, começa a ser vendida ainda neste mês, com um novo motor 2.0 diesel de 155 cv. Ainda na ala oriental, a chinesa Chery anunciou o início das vendas do compacto Celer, que também atende pelo nome de Fullwing em outros países. Equipado com motor 1.5 16V, o três volumes chinês deverá custar aproximadamente 35.000 reais.