Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Djokovic será cabeça de chave número 1 em Wimbledon

Segundo colocado do ranking, sérvio obteve foi favorecido por ter melhor desempenho em torneios na grama

A organização de Wimbledon divulgou nesta quarta-feira a ordem dos cabeças de chave dos torneios masculino e feminino do Grand Slam marcado para começar na próxima segunda. O sérvio Novak Djokovic, atual tenista número 2 do mundo, será o principal pré-classificado do evento, enquanto o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking da ATP, vai abrir o outro lado do chaveamento.

Quinto colocado da listagem da ATP e atual campeão de Wimbledon, o britânico Andy Murray será o terceiro cabeça de chave, enquanto os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka estão, nesta ordem, logo atrás do britânico neste “ranking de status” da tradicional competição realizada em Londres.

Campeão do Torneio de Halle no último domingo e sete vezes vencedor de Wimbledon, Federer é o cabeça 4 da competição mesmo estando atrás do seu compatriota no ranking mundial. Wawrinka é o terceiro tenista do mundo hoje, enquanto o recordista de títulos de Grand Slam é o quarto da ATP.

Diferentemente do Aberto da Austrália, de Roland Garros e do US Open, outros três torneios que englobam o Grand Slam, Wimbledon leva em conta os resultados obtidos nos últimos doze meses em seu piso de disputa, no caso a grama, para definir a ordem dos seus cabeças de chave do torneio masculino.

O checo Tomas Berdych, o espanhol David Ferrer, o canadense Milos Raonic, o americano John Isner e o japonês Kei Nishikori completam, nesta ordem, o grupo dos dez principais cabeças de chave desta edição do Grand Slam inglês.

Entre os 32 cabeças de chave, o que teve maior impulso por causa do seu desempenho na grama nos últimos 12 meses foi o polonês Jerzy Janowicz, que será o 15º pré-classificado, mesmo hoje figurando como 24º tenista do ranking mundial. No ano passado, ele surpreendeu ao avançar às semifinais de Wimbledon, do qual foi eliminado por Murray.

Feminino — A definição das cabeças de chave do torneio feminino de Wimbledon leva em conta as posições do ranking da WTA. Assim, a americana Serena Williams, atual número 1 do mundo, será a principal pré-classificada, seguida na ordem pela chinesa Na Li, a romena Simona Halep, a polonesa Agnieszka Radwanska e russa Maria Sharapova.

Campeã de Wimbledon em 2011, a checa Petra Kvitova será a sexta cabeça de chave, enquanto a sérvia Jelena Jankovic, a bielorrussa Victoria Azarenka, a alemã Angelique Kerber e a eslovaca Dominika Cibulkova completam o grupo das dez principais jogadoras listadas como favoritas.

(Com Estadão Conteúdo)