Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Disputado há cem anos, primeiro dérbi tem resultado desconhecido

O primeiro duelo conhecido entre Ponte Preta e Guarani ocorreu em 24 de março de 1912, no campo da Vila Industrial, exatos cem anos antes da partida marcada para as 16 horas (de Brasília) deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, pelo Campeonato Paulista.

Naquela época o futebol ainda não tinha adquirido a popularidade que conseguiria nas décadas seguintes, e o confronto entre aquelas duas agremiações não merecia nem mesmo ser chamado de dérbi, já que a rivalidade só viria com o passar dos anos. Curiosamente, a estreia do confronto mais popular do interior paulista ainda tem seu resultado desconhecido.

‘Esse amistoso foi noticiado inicialmente no jornal ‘Diário do Povo’. Ele estava marcado para o dia 17 de março de 1912, mas, como choveu naquele dia, a partida foi adiada em uma semana, para o dia 24. Por isso sabemos que a partida ocorreu, mas o resultado é desconhecido, porque não saiu nada nas edições seguintes do jornal. Naquela época o futebol ainda estava começando a crescer no Brasil’, lembrou José Ricardo Lenzi Mariolani, historiador do Guarani, em contato por telefone com a GE.Net.

Algumas pessoas que diziam estar presente naquele jogo afirmam que a Ponte Preta venceu o Guarani por 1 a 0. Outras, porém, dizem que o duelo terminou com empate por 1 a 1. A discussão sobre o resultado do confronto é encampada até hoje por torcedores das duas equipes, mas tanto Lenzi quanto José Moraes dos Santos Neto, historiador da Ponte Preta, concordam que, com a documentação atual, não há como saber qual foi o resultado daquele primeiro dérbi.

‘A cultura popular do início daquele século ficou restrita a memorialistas, pessoas que transcreviam o que ouviam falar em livros de memórias, mas que não tinham preocupação acadêmica de documentar os fatos, de checar datas e conferir as fontes. Depois desse período, algumas pessoas passaram essas informações para livros como se fossem fatos comprovados, mas isso não possui nenhum valor histórico’, explica Neto.

A dúvida sobre o resultado do jogo inicial é apenas um dos fatores que acentuam uma rivalidade que cresceu junto com o próprio futebol de Campinas e que hoje já acumula mais 186 jogos, com 65 vitórias do Guarani, 60 da Ponte Preta e outros 61 empates.

Veja o retrospecto das equipes, os maiores personagens e os principais jogos do dérbi campineiro ao longo desses cem anos de história:* especial para a GE.Net