Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor critica: Buemi e Alguersuari não estão à altura da Red Bull

O suíço Sebastien Buemi e o espanhol Jaime Alguersuari não têm condições de seguir o mesmo caminho do alemão Sebastian Vettel e trocar a Toro Rosso pela Red Bull. A opinião é do diretor esportivo da equipe satélite, Franz Tost, e foi publicada pelo site oficial da Fórmula 1.

‘Eu não estou dizendo que não tenham a forma suficiente para a Fórmula 1, porque os dois demonstraram talento em algumas corridas, mas não é o suficiente para a Red Bull. Estamos falando de uma equipe bicampeã do mundo e isso significa que os pilotos devem ter habilidade para ganhar corridas e Mundiais’, afirmou.

Sem sucesso na Toro Rosso, Buemi e Alguersuari serão substituídos nesta temporada pelo australiano Daniel Ricciardo e pelo francês Jean-Eric Vergne. Para o diretor esportivo da equipe, a saída dos pilotos deve ser encara com naturalidade no contexto da categoria.

‘Esse é um esporte de alto nível e as saídas fazem parte do jogo. Os dois pilotos devem agradecer à Red Bull, porque de outro modo nunca teriam chegado à Fórmula 1. Inclusive, está nas mãos deles conseguir alguma coisa da oportunidade que a Red Bull lhes deu. Eles podem ser pilotos de elite em outro lugar e ter sucesso’, disse Tost.

Sebastien Buemi assumiu o cargo de terceiro piloto da própria Toro Rosso e Alguersuari está com o futuro indefinido. Se não teve pudores de emitir sua verdadeira opinião sobre os pilotos anteriores, Tost procura evitar qualquer tipo de pressão sobre os jovens Ricciardo e Vergne, reforçando a posição da equipe de investir em calouros.

‘Eu apoio firmemente essa decisão. Espero que ambos sejam sólidos e isso significa que têm que melhorar, mas não implica em entrar na zona de pontuação, a menos que tenhamos feito um carro ganhador’, disse Tost, que prevê dificuldades para seus novos pupilos nas quatro primeiras provas de 2012, todas fora da Europa.