Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Dia decisivo na final do campeonato mundial de hipismo

Provas que definem o campeão do Global Champions Tours serão realizadas à tarde, na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, zona sul do Rio

Por Rafael Lemos, do Rio de Janeiro 28 ago 2010, 15h22

Nas provas da manhã, Doda teve que se contentar com o 33º lugar, bem atrás da mulher, Athina, que ficou em 13º

Maior competição de hipismo no Brasil, o Athina Onassis Internacional Horse Show (AIOH) 2010, etapa final do Global Champions Tour (GCT), chega à reta final. Neste sábado, acontecem na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, as últimas provas, que indicarão o campeão do torneio. Depois de duas provas amadoras pela manhã, o francês Simon Delestre, saltando com Orphee de L’llon, venceu a prova Coca-Cola, da categoria internacional. O brasileiro Doda Miranda não repetiu o bom desempenho da abertura, na quinta-feira, quando subiu ao pódio na prova Prefeitura do Rio em segundo lugar, apenas sete centésimos atrás do primeiro colocado. Desta vez, Doda teve que se contentar com o 33º lugar, bem atrás da mulher, Athina, que ficou em 13º no dorso de AD Ricardo.

A prova realizada no início da tarde deste sábado trazia obstáculos de 1,50m – contra 1,45m da prova de sexta. Foram 41 participantes no total, sendo 14 brasileiros. O mais bem colocado entre os anfitriões foi Francisco Mesquita Musa, que, montando Chantree 06, ficou em nono lugar e embolsou um prêmio de 600 euros. Outro brasileiro na faixa de premiados foi José Roberto Reynoso Fernandez Filho, que no dorso de Renata Jmen, fez o 15º tempo e faturou módicos 50 euros.

Às 16h30, terá início a principal prova do AOIHS 2010. Trata-se da Final GCT-OI, que contará com obstáculos de 1,60m e será dividida em duas etapas. Os conjuntos que obtiverem os 18 melhores resultados na primeira parte da prova vão se classificar para a finalíssima, marcada para as 19h. Se houver necessidade de desempate, poderá haver uma etapa extra logo em seguida.

O Brasil vem sendo bem representado, com oito cavaleiros. Para essa prova, o medalhista olímpico Doda Miranda escolheu o cavalo Asleigh Drossel Dan, adquirido há dois meses e com qual ele está se preparando para o Mundial. O também medalhista Rodrigo Pessoa, amigo de Doda, também está no páreo. Correndo por fora, compete Luiz Felipe de Azevedo Filho, vencedor da prova de 1,45m, na quinta-feira.

Continua após a publicidade
Publicidade