Clique e assine com até 92% de desconto

Dia de badminton tem expulsão de favoritas e invencibilidade chinesa

Por Da Redação 1 ago 2012, 22h24

Maior potência do badminton, a China reforçou sua superioridade nesta quarta-feira, quando viu todos os seus atletas nas cinco categorias da competição se sagrarem vitoriosos em suas partidas.

No entanto, o dia não foi apenas de orgulho para o país asiático: Wang Xiaoli e Yu Yang, favoritas para a conquista da medalha de ouro nas duplas femininas, foram excluídas da competição pela Federação Mundial de Badminton (BWF).

A punição se deu por conta de derrotas propositais na fase de grupos com o objetivo de conseguir melhor chaveamento na fase de mata-mata da modalidade.

Além das chinesas, a dupla indonésia Meiliana Jauhari/Greysia Poli e as duplas sul-coreanas Ha Jung Eun/Kim Min Jung e Kim Há Na/Jung Kyung Eun também foram desclassificadas após investigação da federação.

Em quadra, porém, a China garantiu presença em todas as categorias, com Yunlei Zhao/Qing Tian chegando às semis nas duplas femininas e as duplas Yun Cai/Haifeng Fu e Biao Chai/Zhendong Guo se classificando para as quartas de final nas masculinas.

Pelas duplas mistas, Nan Zhang/Yunlei Zhao e Chen Xu/Jin Ma garantiram presença nas semifinais. O país também emplacou três atletas nas quartas de final de cada categoria das competições individuais: Long Chen, Jin Chen e Dan Lin se classificaram na competição masculina e Yihan Wang, Xuerui Li e Xin Wang na feminina.

Continua após a publicidade
Publicidade