Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Designer belga acusa Tóquio-2020 de plagiar logotipo

Desenho criado em 2013 por Oliver Debie para o Teatro de Liége tem formas semelhantes ao logo olímpico

O designer belga Oliver Debie vai solicitar ao Comitê Olímpico Internacional e aos organizadores dos Jogos de Tóquio a alteração do logotipo da Olimpíada de 2020. Segundo Debie, a obra assinada pelo designer japonês Kenjiro Sano é plágio do emblema criado por ele para o Teatro de Liège, em seu país. O símbolo de Tóquio é baseado em um “T”, inicial de Tóquio, time e amanhã (tomorrow, em inglês). O logotipo para o Teatro de Liège, apresentado em 2013, tem formas bastante semelhantes em branco, com fundo preto.

Leia também:

Tóquio lança logos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020

Pequim é eleita sede dos Jogos de Inverno de 2022

“Gostaria que eles mudassem, mas o sistema é uma grande máquina”, disse Debie, nesta sexta-feira. Em sua conta no Twitter, ele postou imagens mostrando a semelhança entre as imagens. Debie revelou que quando o logotipo de Tóquio foi anunciado, ele foi alertado. “Recebi muitas mensagens de designers gráficos belgas dizendo que copiaram meu logo. Quando olhei mais perto vi que era o mesmo”.

O designer do emblema dos Jogos Olímpicos negou que tenha copiado o logo. “Não tinha absolutamente nenhum conhecimento prévio do projeto em questão, e não me referi a ele ao criar meu projeto”, disse Sano. Os organizadores dos Jogos de 2020 disseram que pesquisaram marcas comerciais dentro e fora do Japão antes de decidirem sobre o logotipo.

(com Estadão Conteúdo)