Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Del Bosque seguirá como técnico da Espanha até 2016

Treinador de 63 anos manteve acordo mesmo após fracasso na Copa

O técnico Vicente del Bosque anunciou nesta quinta-feira que seguirá no comando da seleção espanhola até 2016, ano em que será realizada a próxima edição da Eurocopa, na França. O fracasso na Copa do Mundo do Brasil colocou em dúvida a sua permanência no cargo, embora seu contrato lhe garantisse até 2016 o comando da equipe campeã das últimas duas Eurocopas e do Mundial de 2010.

Leia também:

Espanha destronada: imprensa mundial destaca fim de ciclo

Espanha é eliminada da Copa com segunda derrota, agora para o Chile

Imprensa espanhola se espanta com goleada da Holanda

Após a eliminação na primeira fase do Mundial, o próprio Del Bosque havia dito que não sabia se seguiria no cargo. Ele, no entanto, contou com o apoio da Real Federação Espanhola de Futebol e decidiu manter o contrato. “Estive em contato com a federação neste tempo de reflexão, e valorizaram o meu trabalho. Nestes últimos seis anos tivemos apenas dois jogos ruins.”

As duas partidas citadas por Del Bosque foram as derrotas para a Holanda, por 5 a 1, e para o Chile, por 2 a 0, na Copa do Mundo deste ano. De acordo com o técnico de 63 anos, o fracasso no Brasil não significa que a Espanha precisará mudar sua filosofia de jogo de forma expressiva. “Não há de ser uma revolução drástica. Vamos seguir o mesmo caminho com apenas alguns retoques. Podemos fazer muito melhor do que na Copa e voltar à boa fase. Tentaremos defender o título na próxima Eurocopa.”

(Com Estadão Conteúdo)