Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deco é pego no antidoping e desfalca Fluminense na Libertadores

Meia foi flagrado com a substância furosemida, o mesmo diurético usado por Carlos Alberto e por Cesar Cielo

O meia Deco, do Fluminense, foi flagrado no exame antidoping com a substância furosemida, um diurético – remédio que ajuda a eliminar líquidos e, consequentemente, a emagrecer. A substância também é considerada doping porque pode mascarar o uso de outros produtos ilegais, como anabolizantes. O exame foi realizado pelo jogador após a partida contra o Boavista, pela fase de classificação da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. A substância é a mesma que foi encontrada recentemente na urina do meia Carlos Alberto, do Vasco, que está suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A entidade só deve anunciar a punição a Deco depois da divulgação do resultado do exame de contraprova.

Leia também:

Leia também: Carlos Alberto, do Vasco, é flagrado no exame antidoping

A furosemida também é a droga que foi encontrada na urina do nadador Cesar Cielo, em 2011. Na época, ele culpou uma farmácia de manipulação que teria errado na fabricação de uma vitamina, e acabou absolvido. A linha de defesa é a mesma adotada por Carlos Alberto e deve ser seguida também por Deco, que vai se pronunciar oficialmente apenas nesta quarta-feira. O meia, que tem 35 anos e disputou duas Copas do Mundo pela seleção de Portugal, está no Fluminense desde 2010 e ganhou dois Brasileiros com a equipe.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Por causa do exame positivo, Deco não viaja para o Equador e desfalca o Fluminense no jogo de quinta-feira contra o Emelec, em Guayaquil, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Ele acaba de se recuperar de uma lesão muscular, treinou com bola desde a semana passada e deveria ao menos ficar no banco de reservas. Além dele, o atacante Fred, ainda contundido, também não joga, mas o zagueiro Gum foi relacionado pelo técnico Abel Braga e volta ao time, depois de ficar de fora da goleada sobre o Volta Redonda, no domingo, que levou o time à decisão da Taça Rio, com dores na perna direita.

(Com agência Gazeta Press)