Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De técnico ‘novo’ e reforçado por estrelas, Brasil estreia contra Itália

Jorge Barcellos voltou ao comando técnico da Seleção Brasileira feminina com uma missão: conquistar o ouro olímpico. Faltando cerca de oito meses para a competição em Londres, a equipe nacional, reforçada por Marta e Cristiane, começa a caminhada rumo à medalha inédita nesta quinta-feira, quando estreia diante da Itália, às 21h15 (de Brasília), na terceira edição do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, último compromisso oficial do grupo até a Olimpíada.

A competição surge como oportunidade para Barcellos começar a dar cara ao time que vai em busca da conquista em Londres. Como seu primeiro ato, o treinador convocou 23 jogadoras, entre elas Marta e Cristiane, que não estiveram com a delegação brasileira no Pan-americano de Guadalajara, em outubro. Apesar da ‘folga’, a dupla, assim como as demais atletas, devem sofrer com o desgaste físico do fim de temporada. O cansaço, aliás, foi apontado como principal entrave pelo grupo no ano passado, quando o Brasil perdeu o Torneio para o Canadá.’A superação tem que prevalecer. Esse torneio é importante, então elas terão que driblar as dificuldades. São 23 jogadoras, podemos fazer trocas para tentar extrair o máximo de cada uma’, avisa o comandante, que não quer novo tropeço nesta edição. Mesmo diante de adversários teoricamente mais fracos, Barcellos entende que a Seleção pode encontrar dificuldades.

Na primeira fase da competição, Brasil, Chile, Dinamarca e Itália se enfrentam em um quadrangular, do qual os dois melhores colocados se garantem na final, enquanto os outros fazem a disputa do terceiro lugar. Os jogos são de quinta a domingo, todos no Pacaembu.’Não são as melhores adversárias possíveis, mas o nível é bom. A Itália é sempre difícil, a Dinamarca tem uma escola antiga no esporte e o Chile vem crescendo, mostrou isso com o Colo Colo na final da Copa Libertadores (vencida pelo São José)’, afirma Barcellos.

No entanto, mais do que preparação para Londres, o Torneio Internacional Cidade de São Paulo é visto como oportunidade para a Seleção se encontrar com a torcida brasileira. Nas edições passadas o torcedor correspondeu e o Pacaembu contou com grande público nos duelos. Desta vez não deve ser diferente. Com ingressos a R$ 10,00 (arquibancada) e R$ 20,00 (numerada), a organização do evento aguarda 10 mil pessoas nesta quinta-feira.

Confira todos os jogos do Torneio:

8 de dezembro (quinta-feira)

18h45 – Dinamarca x Chile

21h15 – Brasil x Itália

11 de dezembro (domingo)

14h30 – Itália x Dinamarca

17 horas – Brasil x Chile

15 de dezembro (quinta-feira)

18h45 – Chile x Itália

21h15 – Dinamarca x Brasil

18 de dezembro (domingo)

14h30 – disputa pelo terceiro lugar

17h – final