Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De olho no tetra, Alemanha estreia na Euro contra Portugal

Alemanha e Portugal reeditam às 15h45 (de Brasília) deste sábado na cidade ucraniana de Lviv, pela primeira rodada da Eurocopa, um duelo que se tornou em comum em competições continentais nos últimos anos. Em 2006, as duas equipes disputaram o terceiro lugar da Copa do Mundo; em 2008, pela própria Euro, ambas se enfrentaram nas quartas de final. Em ambos os casos, os alemães levaram a melhor, vencendo por 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente.

Para conquistar o tetracampeonato europeu e manter o tabu sobre os portugueses, a Alemanha irá a campo com uma equipe jovem, com média de 24 anos, e a base do Bayern de Munique, vice-campeão da Liga dos Campeões, que conta com jogadores como Neuer, Boateng, Lahm, Kroos, Schweinsteiger, Müller e Mario Gómez. Mesmo com o suposto favoritismo alemão e as críticas que Portugal vem recebendo por atuações abaixo do esperado desde a última Copa do Mundo, o técnico da Mannschaft, Joachim Löw, foi só elogios ao adversários.

‘Portugal é um time que pode vencer qualquer outro. Eles têm grandes jogadores, que jogam nos melhores clubes. Eu não estou me referindo apenas a Cristiando Ronaldo, que obviamente tem muita técnica e pode decidir um jogo sozinho, mas também a Nani, Pepe’, explicou Löw. A única dúvida do treinador fica por conta da presença de Schweinsteiger, com problemas físicos.

Do lado de Portugal, vice-campeão em 2004, o próprio Cristiano Ronaldo, sem entrar em tanto detalhes, fez questão de devolver os elogios. ‘A Alemanha é um time muito forte e tem grandes jogadores. (…) Iremos enfrentar um dos melhores adversários’, afirmou.

O técnico Paulo Bento, no entanto, garantiu que seus comandados irão enfrentar a Alemanha de igual para igual, pelo menos em termos táticos. ‘Nós iremos nos manter fieis ao nosso estilo de jogo. Sempre tentamos vencer e será isso que faremos desde o primeiro minuto’, disse, se referindo ao esquema formado por três atacantes com o qual Portugal irá a campo.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA X PORTUGAL

Local: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia)

Data: 9 de junho de 2012 (sábado)

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)

Assistentes: Frédéric Cano e Michael Annonie (FRA)

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Mertesacker, Badstuber e Lahm; Khedira, Kroos (Schweinsteiger), Müller e Özil; Podolski e Gómez

Técnico: Joachim Löw

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Miguel Veloso, Rául Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga

Técnico: Paulo Bento