Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cursos de Rogério Ceni na Europa só valem para futebol amador

Ex-goleiro obteve certificados apenas para o nível 1 e 2 de técnico. O patamar, no entanto, é considerado baixo no velho continente

Como uma das justificativas para a contratação de Rogério Ceni ao cargo de técnico do São Paulo, o presidente Carlos Alberto de Barros e Silva, o Leco, declarou que o ex-goleiro mereceu sua primeira chance como treinador por ter residido na Europa desde sua aposentadoria, no final do ano passado, e “se qualificado e estudado com os melhores técnicos do mundo”. Mas parece que nem Leco sabia do teor dos cursos feitos por Rogério Ceni, que, no continente europeu, não estaria devidamente qualificado para treinar times profissionais.

Os cursos foram feitos em Londres, na Federação Inglesa de Futebol (FA), em parceria com a empresa 1st4sport. Rogério Ceni obteve certificados apenas para o nível 1 e 2 de técnico de futebol. O patamar, no entanto, é considerado baixo no velho continente: o ídolo do São Paulo só teria permissão para treinar times amadores, juniores, seniores ou escolares, de acordo com o próprio site da 1st4sport. No Brasil, por outro lado, o curso é um fator diferencial, já que ainda não é preciso nenhum curso, faculdade ou qualquer tipo de qualificação para virar treinador de uma equipe principal.

Em nenhum momento, de fato, Ceni estudou com os melhores técnicos do mundo, como Leco sugeriu no anúncio. O ex-goleiro aproveitava as folgas do curso para visitar os principais times europeus e acompanhar treinos táticos de treinadores renomados como Pep Guardiola, Jürgen Klopp, Jorge Sampaoli, Carlo Ancelotti e Claudio Ranieri. 

View this post on Instagram

Hoje vivi uma das mais gratificantes experiências da minha vida; assisti o treinamento do Liverpool FC em Anfield. Pude conversar e aprender muito com Jurgen Klopp. Foi uma grande honra ter sido recebido com tamanha atenção na casa dos Reds, clube que enfrentei em 2005. Sábado estarei de volta a Anfield para acompanhar a partida contra o Leicester. #Reds #ThisisAnfield ————- Today I experienced one of the most amazing experiences of my life; I watched the training of Liverpool FC in Anfield Stadium. I could discuss and learn a lot from Jurgen Klopp. It was an honor to be received with so much attention at the Reds Home, club that I played in 2005. On Saturday I will be back at Anfield to watch the match against Leicester. #Reds #ThisisAnfield

A post shared by Rogério Ceni (@oficialrogerioceni) on

Moral alta – Rogério Ceni retorna ao São Paulo com sinais de confiança da diretoria e por parte da torcida, que até criou uma música para a volta do ídolo. Por seus 25 anos prestados ao São Paulo, desde 1990 até dezembro do ano passado, Ceni tem moral no clube e quer resgatar o “espírito vencedor” do time, como ele próprio disse após o anúncio de sua contratação na tarde desta quinta-feira. Seu primeiro compromisso à frente do clube de coração será a Florida Cup, em janeiro de 2017, torneio da pré-temporada que será realizado nos Estados Unidos.

Carreira – Nascido em Pato Branco, no Paraná, Rogério começou sua vida no futebol no Mato Grosso, jogando pelo modesto Sinop, em 1990, quando tinha 17 anos. No mesmo ano chegou ao São Paulo e nunca mais saiu: foram 1.237 jogos e 131 gols marcados, entre cobranças de falta e pênalti. Entre seus títulos pelo São Paulo destacam-se três Campeonatos Brasileiros (2006, 2007 e 2008), duas Libertadores e dois Mundiais (1993 e 2005).

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ja ficou provado que quem ganha jogo são jogadores bons. Muitas vezes o técnico ate atrapalha. Quando o time e ruim não tem técnico que ganhe jogo. Quando o time e bom um técnico razoável da conta do recado. Sao pouquíssimos os casos de um técnico bom pegar um time que so perde e mudar a situação. Os que tem sucesso geralmente contratam jogadores melhores mas so por um técnico famoso em time ruim não funciona.

    Curtir

  2. Marcos Binelli

    Ou seja, é para ENGANAR TROUXAS….E parece que acertou na mosca!!!!

    Curtir

  3. São Paulo no campo foi um desastre, o jeito é ficar martelando que o mito voltou…

    Curtir

  4. O Verdão no sub-15 foi CAMPEÃO jogando contra o Santos e o Juiz.. Deram 3 pênaltis p\a o Santos, mas o Verdão ficou com a taça !!!!

    Curtir

  5. cesar augusto

    Como não vale nada???? faz me rir uma reportagem desta….

    Curtir