Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crise não afeta investimento na Olimpíada, diz Meirelles

Por Cynthia Decloedt

São Paulo – O presidente do Conselho Público Olímpico, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira que a crise externa não irá comprometer os investimentos federais na Olimpíada do Rio, em 2016, já que a maior parte desses investimentos será feita com recursos do próprio governo brasileiro.

Em painel durante o Fórum “Brazil International Investors”, realizado pela LatinFinance em São Paulo, Meirelles afirmou que uma das lições do Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, foi de que o orçamento não deve ser programado muito antecipadamente. Ele citou que o Reino Unido anunciou, a princípio, um orçamento de 2,4 bilhões de libras e os gastos ficaram um pouco abaixo de 10 bilhões de libras.

No caso do Brasil, Meirelles explicou que o orçamento dos Jogos Olímpicos está em processo de análise, acrescentando que o valor original apresentado na época da candidatura do Rio, de cerca de R$ 30 bilhões, é em sua maior parte de recursos públicos.

Meirelles disse ainda que há um orçamento previsto de cerca de R$ 5 bilhões em investimentos do setor privado, além de concessões – que também representam oportunidade para o setor privado – envolvendo a Vila Olímpica, hotéis e restaurantes.