Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corredor de pernas amputadas alcança índice olímpico nos 400m

O sul-africano Oscar Pistorius está perto de sua primeira Olimpíada. Neste sábado, o corredor, que tem as duas pernas amputadas e utiliza próteses de fibra de carbono no local, alcançou índice A nos 400m no Campeonato de Gauteng North, na África do Sul.

‘Estou tremendamente feliz por conseguir a classificação olímpica. É um grande momento. Farei o melhor possível’, comemorou Pistorius, que aguarda a confirmação da vaga por parte do Comitê Olímpico Sul-Africano – o critério é de utilizar índices realizados até três meses antes da disputa em Londres, em 27 de julho.

O sul-africano tem 25 anos e é o primeiro atleta com deficiência física a participar de competições em condições de igualdade com não deficientes. Já participou do último Mundial, na Coreia do Sul, e foi eliminado nas semifinais.

Dono de cinco medalhas em Paraolimpíadas, quatro delas de ouro, Pistorius já havia tentado disputar as Olimpíadas de Pequim. Inicialmente, o Comitê Olímpico vetou alegando que as próteses lhe davam vantagem, mas o Tribunal de Arbitragem Desportiva deu ao corredor o direito de lutar pela classificação. Mas o sul-africano não alcançou o índice necessário para disputar os Jogos em 2008.