Correção: Djokovic salva 4 match points, vence e avança

Por AE
Paris – A nota enviada anteriormente continha um erro no terceiro parágrafo. Federer venceu Djokovic na semifinal de Roland Garros de 2011. Segue a versão corrigida:
O sérvio Novak Djokovic se viu muito próximo da eliminação em Roland Garros nesta terça-feira. Para seguir vivo na busca pelo título do único Grand Slam que ainda não conquistou, o líder do ranking mundial precisou salvar quatro match points diante do francês Jo-Wilfried Tsonga no confronto que venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 5/7, 5/7, 7/6 (8/6) e 6/1.
Com a vitória desta terça, obtida após 4 horas e nove minutos de batalha, Djokovic enfrentará na semifinal o suíço Roger Federer, que horas mais cedo derrotou o argentino Juan Martín del Potro, de virada, também por 3 a 2, com parciais de 3/6, 6/7 (4/7), 6/2, 6/0 e 6/3.
O duelo entre Djokovic e Federer irá reeditar a semifinal do ano passado, na qual o suíço venceu por 3 sets a 1, antes de cair diante do espanhol Rafael Nadal na decisão. Os dois também se encontraram na semifinal do último US Open, em Nova York, onde o líder do ranking mundial levou a melhor, ganhando por 3 a 2.
Esse foi o 11.º confronto entre Djokovic e Tsonga, sendo que até o duelo desta terça o retrospecto do duelo apontava cinco vitórias para cada lado. O sérvio já havia derrotado o francês neste ano, no Masters 1.000 de Roma. Já diante de Federer, o tenista número 1 do mundo travará o 26.º embate entre os dois, sendo que o último deles foi vencido pelo sérvio justamente no último Masters de Roma. O retrospecto geral, porém, aponta vantagem do suíço, com 14 vitórias e 11 derrotas.
Para superar Tsonga, Djokovic iniciou o duelo de forma arrasadora e parecia que confirmaria o seu favoritismo com autoridade no transcorrer do duelo. Ao aproveitar duas de três chances de quebrar o saque do francês, encaminhou o placar de 6 a 1 com tranquilidade no primeiro set.
A partir do segundo set, porém, Tsonga começou a reagir e virou o placar com o apoio da torcida local. Embora tenha tido o serviço quebrado em uma oportunidade no segundo set, converteu dois de quatro break points para fazer 7/5. Em seguida, na terceira parcial, voltou a obter duas quebras, mas em apenas três chances, enquanto Djokovic conseguiu apenas uma e voltou a ser superado por 7/5.
Já no quarto set, Tsonga ficou muito próximo de finalizar o jogo quando liderava o placar em 5 a 4 e teve dois match points, mas não conseguiu aproveitá-los. Em seguida, quando tinha vantagem de 6 a 5, voltou a ter duas bolas do jogo, mas o sérvio novamente se salvou para confirmar o game e levar a disputa ao tie-break, no qual triunfou por 8 a 6.
E, diante de um rival com a confiança abalada e nervoso pelas chances preciosas que perdeu anteriormente, Djokovic arrasou no quinto set, no qual aproveitou as duas oportunidades que teve de quebrar o saque do francês para fazer 6 a 1 e ir à semifinal.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.