Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corinthians volta ao Pacaembu para fazer jogo das faixas com a Portuguesa

O estádio será o mesmo onde o Corinthians conquistou o seu último Campeonato Brasileiro, em dezembro do ano passado. Às 21 horas (de Brasília) desta quarta-feira, a equipe comandada por Tite jogará pela primeira vez no Pacaembu em 2012, contra a Portuguesa, em partida que marcará as entregas de faixas aos atuais campeões nacionais das Séries A e B.

O amistoso terá caráter festivo – até uma empresa de marketing esportivo foi contratada para organizar o evento. Estão previstas homenagens para Sócrates, ídolo do Corinthians que faleceu no mesmo dia (4 de dezembro) da conquista do pentacampeonato brasileiro, e a Capitão, jogador com maior número de partidas disputadas pela Portuguesa.

A festa, no entanto, deverá ficar restrita às arquibancadas. O técnico Tite cobra seriedade do seu elenco às vésperas da estreia no Campeonato Paulista, contra o Mirassol, no sábado. Ainda mais porque precisou lidar com dois atos de indisciplina nesta semana: Emerson se atrasou ao treinamento de segunda-feira e pousou no gramado de helicóptero, enquanto Adriano sequer apareceu no CT Joaquim Grava no dia seguinte.

‘Mas prefiro falar sobre quem esteve presente. Todos trabalharam com concentração e intensidade, para ter a retomada de ritmo mais rápida possível. Os jogadores estão buscando a titularidade’, incentivou Tite, que tentava se esquivar dos problemas às vésperas de disputar o Troféu Sócrates – concedido ao vencedor do amistoso.Sem Adriano, o Corinthians também não terá o seu centroavante titular: o veterano Liedson ainda recebe atenção especial da comissão técnica e será preservado para evitar um desgaste físico mais acentuado. Dessa forma, o ex-vascaíno Elton ganhou a oportunidade de estrear como referência do ataque corintiano. Ele terá as companhias de Emerson e Willian, que ganhou a vaga do meia Danilo.

A ideia de Tite, que voltará ao banco de reservas depois de se reabilitar de cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal, é novamente promover um rodízio entre os seus titulares no segundo tempo do jogo, como fez no empate por 2 a 2 com o Flamengo. Desta vez, participarão da etapa complementar da partida o lateral direito Weldinho, recuperado de fratura no nariz, e o recém-contratado Vitor Júnior. Bill será o centroavante reserva.

Pela Portuguesa, o confronto apresentará aos torcedores sete reforços: Rodrigo Calaça, Léo Silva, Maylson, Rodriguinho, Wilson Júnior, Rafael Oliveira e Vandinho estrearão os novos uniformes lusitanos ao lado dos remanescentes da conquista da Série B. ‘Mesmo sendo um amistoso, jogaremos com muita vontade’, prometeu o meia Edno, que ainda possui contrato com o Corinthians. Por sua vez, o volante Guilherme, que interessava ao adversário, desfalcará a Lusa por conta de lesão.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X PORTUGUESA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Data: 18 de janeiro de 2011, quarta-feira

Horário: 21 horas (de Brasília)

Arbitragem: não divulgada

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Willian) e Alex; Emerson e Liedson

Técnico: Tite

PORTUGUESA: Wéverton; Luis Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Boquita, Léo Silva, Henrique e Edno; Vandinho e Rodriguinho

Técnico: Jorginho