Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Corinthians faz festa para Zizao, e chinês beija símbolo

Por Da Redação 1 mar 2012, 13h55

Por Fábio Hecico

São Paulo – O Corinthians apresentou nesta quinta-feira o chinês Chen Zhi-Zhao como seu novo reforço. O jogador chega como aposta do departamento de marketing do clube, que pretender abrir novos mercados na China e crê que pode conseguir isso tendo um chinês em seu elenco. O jogador foi apresentado no salão nobre do Parque São Jorge, honra que, recentemente, só tiveram o uruguaio Acosta em 2008, Ronaldo em 2009 e Roberto Carlos em 2010.

O chinês recebeu o número 200 nas costas da sua camisa, uma referência à comemoração do bicentenário da imigração chinesa para o Brasil. Em uma votação feita pela internet, os torcedores corintianos escolheram chamar o novo reforço de Zizao (Chen, Cheng e Zizão eram as outras opções). Mas ele mesmo, depois, em entrevista coletiva, pediu para ser chamado de Chui, um apelido que vem desde a infância.

Durante todo o evento, o Corinthians tentou deixar claro que se tratava de uma ação buscando se aproximar do mercado chinês. Usou cores vermelhas e objetos típicos na decoração e organizou também uma apresentação com dois leões chineses movimentados por pessoas. Zizao agradeceu e beijou por três vezes o símbolo corintiano na camisa do uniforme.

Sempre sorridente, Zizao concedeu entrevista coletiva e mostrou que não fala tão bem assim o português, apesar dos seis meses de testes no Trofense, de Portugal. Quando perguntado sobre o seu conhecimento da língua, respondeu: “‘Muito obrigado’. Saber falar ‘Timão’, ‘Corinthians campeão'”.

Mesmo com o desafio da língua, que o chinês acha que será o mais difícil obstáculo a superar no Brasil, ele repediu a mesma frase por quatro vezes, em diferentes momentos da coletiva: “Vocês vão gostar de mim”.

O chinês também confirmou que estava afastado do futebol e, recentemente, apenas jogava futsal. Mesmo assim, disse que pode ajudar a equipe alvinegra: “Posso jogar, vai depender do treinador”, afirmou o ele, que disse acompanhar o futebol brasileiro e ter Ronaldo como seu maior ídolo. Zizao, porém, revelou que atua de forma diferente que o ex-ídolo corintiano. “Jogo no meio-campo, aberto pelos dois lados.”

FENÔMENO COMEÇOU – Um momento curioso chamou atenção na apresentação do jogador. Um casal de chineses, ela grávida, levou um cartaz afirmando que, se Zizao lhes desse sua camisa, eles dariam ao filho o nome do novo reforço corintiano. Ele respondeu afirmativamente e a mulher subiu ao palco pare receber a camisa autografada. O casal Lao e Luy, assim, prometeu que o bebê se chamará Zizao Suchen.

Continua após a publicidade
Publicidade