Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corinthians empata na Colômbia e avança na Libertadores

Time do técnico Tite saiu de campo com um 1 a 1 contra o Once Caldas

Com uma boa exibição no primeiro tempo e jogando apenas o suficiente no segundo, o Corinthians empatou com o Once Caldas em 1 a 1 nesta quarta-feira no estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia e se classificou para a fase de grupos da Libertadores por ter vencido o jogo de ida por 4 a 0, há uma semana.

Elias abriu o placar e, na segunda etapa, os donos da casa reagiram com Arango, mas precisavam de seis gols para reverter a vantagem corintiana. Com o resultado, a equipe paulista espantou o fantasma da eliminação precoce na Pré-Libertadores de 2011, quando caiu para o também colombiano Tolima. Agora, o time do técnico Tite entra no grupo 2 da competição, considerado o mais difícil.

A chave terá três campeões continentais, o Corinthians, o São Paulo e o San Lorenzo, que defende o título. Já na Quarta-Feira de Cinzas, na próxima semana, haverá clássico paulista no Itaquerão.

O Corinthians teve nesta quarta os desfalques do lateral Fábio Santos e do atacante Guerrero, expulsos em Itaquera na semana passada. Uendel entrou na esquerda, e Danilo foi escalado como centroavante na vaga do peruano. No Once Caldas, o técnico José Flabio Torres mexeu em três das quatro peças do meio-campo. Harrison Henao foi mantido e ganhou as companhias de Díaz, Patrício Pérez e Arias. Além disso, o lateral Murillo cumpriu suspensão e deu lugar a Quintero.

Com a ampla vantagem construída na ida, o Corinthias jogou com paciência, mas velocidade, sobretudo no primeiro tempo. O gol surgiu logo aos 14 minutos, quando Emerson abriu na direita para Jadson, que tocou para o meio até Elias. O camisa 7 deu um drible da vaca no marcador e deu um leve toque por cima do goleiro Cuadrado.

Precisando do resultado, o Once Caldas voltou num ritmo mais elevado que o do adversário na etapa final. O time anfitrião chegou ao empate aos 12 minutos. Emerson errou no meio de campo e ligou o contra-ataque do representante colombiano, Arango pedalou para cima de Fágner, deixou o lateral na saudade e chutou colocado na parede esquerda da rede, tirando de Cássio. Foi o primeiro gol sofrido pelo Corinthians na temporada. Empolgado, o Once Caldas continuou em cima e por pouco não virou o jogo. Penco foi acionado livre nas costas da zaga e arrematou por cima do alvo.

Mas o ímpeto foi ficando cada vez menor, e a partida terminou no empate favorável aos corintianos.

(Com agência EFE)