Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Corinthians bloqueia euforia, mas promete tentar melhor campanha

Os 11 pontos alcançados com a vitória por 3 a 1 sobre o Nacional, na quarta-feira, elevaram o Corinthians à posição de quarta melhor campanha da primeira fase da Copa Libertadores. Mas isso ainda pode ficar melhor: já classificado antecipadamente, o time tem a chance de avançar às oitavas de final como o melhor dos 32 clubes participantes.

‘Quando se tem consciência da sua força, você respeita o que vem de fora, mas não se deixa entrar no clima de euforia do torcedor, porque o bicho pega dentro de campo’, disse o técnico Tite, não sem admitir que promete lugar pelo posto na rodada derradeira, quando terá pela frente o Deportivo Táchira (Venezuela) – o jogo será na próxima quarta-feira, no Pacaembu.’Toda vantagem tem que ser buscada. A partir do momento em que nós garantimos a classificação, a busca passa a ser a melhor classificação possível. Se vai levar vantagem, é outra história. Mas vamos brigar por essa vantagem, sim’, completou o comandante corintiano.

Apenas Fluminense e o argentino Vélez Sarsfield, líderes dos grupos 4 e 7 respectivamente, somam 12 pontos, ao passo que o Atlético Nacional, ponteiro do Grupo 8, tem os mesmos 11 pontos do Corinthians, com vantagem atualmente no saldo de gols.

A vantagem que se conquista ao ter a melhor campanha da primeira fase é fazer a partida de volta do mata-mata sempre como mandante. O que, como advertiu Tite, nem sempre se traduz de fato em vantagem. Na edição 2010 da competição, o Corinthians foi o melhor primeiro colocado, porém caiu para o Flamengo logo nas oitavas de final, no Pacaembu.

Mesmo só tendo definição de seu adversário na semana que vem, a comissão técnica da equipe já começará a estudar rivais em potencial. ‘Vou tentar observar os outros jogos. Tenho acompanhado às vezes, mas só os melhores lances, porque com jogos de quarta e domingo fica difícil. Por isso quero agradecer ao pessoal da tecnologia’, concluiu Tite.