Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça os carros que chegarão às lojas do país em 2014

VW Up! e Honda Vezel estão entre as estreias. Corolla e Fit têm novas versões

Até bem pouco tempo atrás, muita gente acharia graça se alguém dissesse que a Kombi ou o Mille deixariam de ser fabricados, ou que, finalmente, teríamos o mesmo Golf vendido na Europa ou ainda que Audi e Mercedes-Benz voltariam a produzir automóveis no Brasil. Mas tudo isso aconteceu em 2013. E se em 2014 a volta do IPI integral promete esfriar a procura por carros novos, pelo menos o ritmo de novidades das montadoras deve seguir acelerado.

E três lançamentos de peso já devem surgir nas vitrines das concessionárias antes mesmo do Carnaval. Rivais diretos, o CLA, da Mercedes-Benz, e A3 sedã, da Audi; além do inédito Volkswagen Up!, que chega para assumir o lugar do defasado Gol Geração 4 como modelo de entrada da marca, abrem o calendário de novidades. A aguardada nova geração do sedã Corolla, da Toyota, vem na sequência exibindo o mesmo visual do modelo europeu.

Os renovados Renault Sandero e Nissan March estreiam em abril. O primeiro segue a renovação radical promovida no visual do sedã Logan no fim do ano passado. Já o March ganha uma reestilização leve e deixa de vir do México para ser fabricado em Resende (RJ), assim como o sedã Versa. A Kia, por sua vez, inicia as vendas do classudo Quoris, mostrado em 2012 no Salão do Automóvel.

Leia também:

VW revela foto do Up! brasileiro. Ele chega em março

Só falta voar: SLS AMG Black Series aterrissa no país

HB20 fecha ano em alta entre os consumidores brasileiros

Vídeo mostra produção do novo SUV da Porsche, o Macan

Os novos Ka, principal lançamento da Ford do Brasil no ano, e Fit, carro-chefe da Honda no país, chegam em seguida, simultaneamente à nova geração do Kia Soul, que recebeu retoques no desenho mas não abandonou o visual quadradão. A Porsche também deve mostrar o Macan, o irmão menor do utilitário esportivo Cayenne, ainda no primeiro semestre.

A segunda metade do ano também promete ser agitada, para aproveitar a visibilidade promovida pela Copa do Mundo e pelo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, que servirá de plataforma de lançamento para muitos modelos novos. A Mercedes-Benz, por exemplo, apresentará os novos Classe C e GLA, o SUV compacto baseado no hatch Classe A.

A BMW, por sua vez, fará a primeira aparição pública do compacto elétrico i3 e do sedã Série 3 nacional, o primeiro modelo flexível da marca e fruto da fábrica que está sendo erguida em Araquari, em Santa Catarina. Já a Honda levará para o Pavilhão do Anhembi uma tropa de choque formada pelos renovados City e Civic e pelo aguardado Vezel, o jipinho pequeno derivado do Fit. Fechando a lista de novidades está o crossover 2008, da Peugeot, mais um candidato a abocanhar vendas do Ford EcoSport, do Renault Duster e do novato Chevrolet Tracker.