Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Coma erra e rival Despres lidera motos no Rally Dakar

Por Da Redação - 3 jan 2012, 16h57

Por AE

San Juan – O tricampeão Cyril Despres é o novo líder entre as motos no Rally Dakar. O francês foi diretamente beneficiado por uma desatenção do então primeiro colocado, o também tricampeão Marc Coma. O espanhol errou o caminho e andou por cerca de 6 quilômetros pelo trajeto destinado aos carros. Quando percebeu o equívoco, deu meia volta e retornou ao caminho correto. Mesmo assim, perdeu 13min04s e permitiu que seu maior rival o ultrapassasse na classificação geral.

Campeão em 2005, 2007 e 2010, Despres foi o mais rápido na etapa desta terça-feira, entre San Rafael e San Juan, na Argentina, e abriu 10min12 sobre Coma, vencedor do Rally Dakar em 2006, 2008 e 2011. Se continuar o revezamento entre os dois no topo (em 2009 a competição não foi realizada), este ano é a vez de o francês ser o campeão.

Entre os brasileiros, o melhor brasileiro é Felipe Zanol, que foi o 13.º na etapa e ocupa a 14.ª colocação geral, a 33min40 do primeiro colocado. José Hélio Rodrigues ficou em 22.º no trecho corrido nesta terça-feira, mesmo lugar que ocupa na classificação.

Publicidade

Nos carros a liderança geral agora é de Krzysztof Holowczyc (Polônia) e Jean-Marc Fortin (Bélgica). A dupla foi a segunda mais rápida do dia e, pela regularidade (tinha um segundo e um quarto lugares), assumiu a primeira colocação. A vitória no dia foi da dupla Joan Roma (Espanha) e Michel Périn (França), quarta no geral.

Então líderes, os franceses Peterhansel/Cottret agora aparecem em quinto, mas a apenas 2min41 dos primeiros colocados. Já o catariano Al Attiyah e o espanhol Lucas Cruz, atuais campeões, chegaram em terceiro na etapa e seguem na sexta colocação.

Melhores brasileiros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad caíram do sétimo para o 14.º lugar ao chegarem apenas na 38.ª colocação nesta terça. Jean Azevedo e Emerson Cavassin fizeram o 18.º melhor tempo do dia e se mantiveram no 16.º lugar no geral.

Na quarta-feira, o Rally Dakar deixa San Juan e vai para a cidade de Chilecito, ainda na Argentina. A etapa terá 750 quilômetros, dos quais 326 serão cronometrados.

Publicidade