Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com tumor, Vilanova pode se afastar do comando do Barça

Doença do técnico tinha sido superada, mas médicos diagnosticaram retorno

A cirurgia a que Vilanova foi submetido no ano passado foi extremamente complexa e durou cerca de dez horas. Depois de se recuperar, ele ganhou aval dos médicos para seguir trabalhando

O técnico Tito Vilanova pode ter de se afastar do Barcelona para cuidar da saúde. Em novembro do ano passado, ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na glândula parótida. Depois da operação, os médicos chegaram a dizer que o treinador do Barcelona tinha superado o câncer, mas um novo exame realizado nos últimos dias detectou o reaparecimento do tumor. Por causa da preocupante notícia, o clube decidiu cancelar todos os eventos previstos para esta quarta-feira, de acordo com informações da imprensa espanhola. O Barcelona ainda não se manifestou para falar sobre o problema de saúde que afeta o treinador, mas divulgou um comunicado oficial cancelando a entrevista coletiva que seria dada pelo presidente Sandro Rosell e também um almoço de Natal com os jornalistas. As entrevistas que acontecem diariamente com os jogadores também foram canceladas.

Leia também:

Leia também: Com a renovação, Messi passa a ter segundo maior salário do mundo

O clube ainda prometeu divulgar um novo comunicado ainda nesta, quando poderá confirmar o diagnóstico de Vilanova e o provável afastamento do técnico, que assumiu o comando da equipe principal do Barça no fim de abril deste ano, depois da saída de Pep Guardiola. A cirurgia a que Vilanova foi submetido no ano passado foi extremamente complexa e durou cerca de dez horas. Depois de se recuperar, ele ganhou aval dos médicos para seguir trabalhando no Barcelona, onde era auxiliar de Guardiola antes de ser efetivado como treinador. O médico do clube catalão, Ricard Pruna, chegou a dizer que via o comandante como “curado” do câncer. A glândula parótida está ligada à produção e secreção da saliva. Sob o comando de Vilanova, o Barça faz excelente campanha no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões desta temporada – e o espanhol já é visto como digno sucessor de Guardiola e da filosofia vencedora que o ex-comandante catalão implantou no clube.

(Com Estadão Conteúdo)