Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com show de Scola, Argentina vai à final da Copa do Mundo de basquete

Depois de triunfo contra a França, argentinos enfrentarão a Espanha na decisão

A Argentina venceu a França nesta sexta-feira, 13, por 80 a 66, e garantiu vaga na final da Copa do Mundo de Basquete, na China. Os argentinos contaram com grande atuação do veterano pivô Luis Scola, de 39 anos, autor de 28 pontos e 13 rebotes, e conhecido por ser um dos principais algozes do Brasil em competições internacionais.

A seleção francesa era favorita para vencer o confronto, pois eliminou os Estados Unidos das quartas de final, mas, sob os olhares de Kobe Bryant e Manu Ginobili – astro do basquete argentino que se aposentou no ano passado -, o time sul-americano não deu chances para a França e liderou o placar do início ao fim da partida.

Seleção espanhola comemora vitória sobre a Austrália e classificação para a final do Mundial de Basquete 2019

Seleção espanhola comemora vitória sobre a Austrália e classificação para a final do Mundial de Basquete 2019 (Lintao Zhang/Getty Images)

Na final, os argentinos enfrentarão a tradicional seleção espanhola, que também se classificou nesta sexta, ao bater a Austrália em grande jogo, que precisou de duas prorrogações para ser decidido. O pivô Marc Gasol, atual campeão da NBA com o Toronto Raptors, liderou a equipe na vitória por 95 a 88 e anotou 33 pontos.

O título não será inédito para a Argentina ou para a Espanha. Os sul-americanos já foram campeões em 1950, quando sediaram a primeira edição do Mundial, em Buenos Aires, e bateram os Estados Unidos. Jogaram também a final em 2002, nos EUA, mas caíram para a Iugoslávia. Em 2006, no Mundial do Japão, os espanhóis participaram de sua única final e venceram a Grécia.

A decisão da Copa do Mundo será realizada neste domingo, a partir das 9h (de Brasília), em Pequim. Antes, às 5h, Austrália e França decidirão o terceiro lugar. Assim como Estados Unidos, Irã e Nigéria, além do país-sede Japão, os quatro semifinalistas já garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

(Com Estadão Conteúdo)