Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com Neymar e Diego Costa, Barça e Atlético decidem liga

Para ser campeão, clube catalão precisa vencer no Camp Nou

O Campeonato Espanhol mais espetacular dos últimos tempos chega ao fim neste sábado com uma verdadeira decisão no Camp Nou: Barcelona e Atlético de Madri se enfrentam, a partir das 13h (de Brasília), com chances de título, na última rodada. Para conquistar o bicampeonato, o Barcelona precisa de uma vitória simples diante do líder. Para o Atlético basta um empate para colocar fim a uma fila de 18 anos sem conquistar a liga. Neymar e Diego Costa, recuperados de lesão, serão as novidades de cada equipe. O craque da seleção brasileira deve começar a partida no banco de reservas do Barcelona, enquanto Diego Costa, sergipano naturalizado espanhol, teve sua escalação confirmada pelo treinador Diego Simeone.

Leia também:

Médicos liberam e Barça relaciona Neymar para a decisão

Messi renova com Barça e se torna jogador mais bem pago

Eto’o e Ribéry criticam seus técnicos, Mourinho e Guardiola

Pelo lado do Barcelona, a possibilidade de conquistar a liga – que parecia perdida após tropeços contra Granada, Getafe e Elche – é vista como a salvação da temporada, após ser eliminado pelo próprio Atlético de Madri nas quartas de final da Liga dos Campeões e perder a Copa do Rei para o Real Madrid. De contrato renovado – tornou-se o jogador mais bem pago do planeta -, o argentino Lionel Messi poderá se redimir das más atuações recentes, justamente contra sua principal vítima: ao todo, o craque já marcou 17 gols contra o Atlético na carreira. Além do retorno de Neymar, o técnico Tata Martino deve ter o zagueiro Gerard Piqué e o lateral Jordi Alba novamente à disposição (assim como Neymar, liberados pelo departamento médico).

Leia também:

O time dos contestados no Brasil e respeitados na Europa

Escândalos mancham a imagem dos gigantes europeus

Abismo entre times grandes e pequenos cresce na Europa

O Atlético de Madri vive o mês mais importante de sua história e sabe o quanto sua fanática torcida espera por esta conquista. Simeone fez questão de confirmar com antecedência a escalação de Diego Costa, principal artilheiro da equipe. O treinador argentino, que era jogador do Atlético na última conquista nacional, em 1996, falou sobre o incrível feito de seus comandados. “O trabalho desse grupo foi sensacional. Chegar na última rodada com chances contra os melhores não será fácil de repetir. Estamos aqui por méritos.” Depois de quatro empates e uma vitória nesta temporada contra o Barcelona, Simeone falou de suas expectativas: “Não imagino uma partida que se resolva rapidamente, mas sim um início muito forte do Barcelona. Jogam em seu estádio. Será o mais complicado de todos os jogos que fizemos nos últimos tempos”. Com 89 pontos contra 86 do Barcelona, o Atlético joga por um empate para faturar o titulo.

Real – O Real Madrid faz sua última partida no Espanhol com um grande reforço. Diante do Espanyol, o técnico Carlo Ancelotti terá o retorno de Cristiano Ronaldo. O italiano garantiu que não irá poupar seu principal jogador, pois espera lhe dar ritmo de jogo. Com 84 pontos, o Real Madrid não poderá sair da terceira colocação.