Clique e assine a partir de 9,90/mês

Com melhor do mundo, Portugal tenta superar a favorita Alemanha

Cristiano Ronaldo jogará, mas preocupa: seus últimos treinos mostraram grande cuidado com o joelho esquerdo

Por Da Redação - 16 jun 2014, 10h23

Outro destaque do jogo de hoje é o alemão Miroslav Klose. Com 14 gols, ele está a apenas um de igualar a marca do brasileiro Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas

Se a Alemanha busca confirmar a boa fase e o favoritismo de equipe três vezes campeã, Portugal espera contar com Cristiano Ronaldo em perfeitas condições para fazer a equipe avançar na competição. As duas seleções abrem os jogos do grupo G da Copa do Mundo nesta segunda-feira, às 13 horas, na Fonte Nova, em Salvador. O primeiro lugar na chave pode determinar um possível encontro com o Brasil apenas na final, caso a seleção brasileira avance até a decisão também se classificando em primeiro no grupo.

Leia também:

Guia da Copa: Alemanha, Os onze da nação

Guia da Copa: Portugal, Seleção das quinas

Cristiano Ronaldo, mesmo tendo participação confirmada na partida desta segunda, preocupa os portugueses. Ele atuou na final da Liga dos Campeões, no último mês, com problemas no joelho, e nos últimos treinos deixou o gramado com uma bolsa de gelo no local. Mesmo assim, garantiu estar preparado. “Se estou aqui é porque quero jogar. Se não me sentir bem, serei o primeiro a dizer. Não vou colocar em risco minha condição física por um jogo ou pela Copa do Mundo. Ainda tenho anos de carreira pela frente e eu estou em primeiro lugar.”

Para os alemães, a presença ou não do português não muda a preparação da equipe. “Não é um jogo da Alemanha contra o Ronaldo”, afirmou o zagueiro Benedikt Höwedes, que deve atuar improvisado na lateral, no lugar de Lahm. “Nos preparamos para jogar contra Portugal, não contra apenas um jogador. Com certeza ele é perigoso e pode decidir partidas, mas nós também somos capazes”, disse o atacante Lucas Podolski.

Leia também:

Cristiano Ronaldo: ‘Queria estar sem dor, mas isso é impossível’

Cristiano Ronaldo deixa treino de Portugal com gelo no joelho

Portugal goleia a Irlanda com atuação de gala de Cristiano

Continua após a publicidade

Alemanha conclui alojamento na Bahia – em cinco meses

Para técnico Löw, Alemanha não é tão boa quanto parece

O principal problema do treinador alemão Joachim Löw são as lesões de seus jogadores. Antes da Copa, o lateral e capitão Philipp Lahm sofreu problemas físicos, mas deve ir para o jogo – e atuando no meio de campo, fora de sua posição original. O goleiro Manuel Neuer também foi confirmado na partida, mas não está totalmente recuperado de dores no ombro. O volante Schweinsteiger, com problemas no joelho na última temporada, teve de ser levado a um hospital depois de torcer o tornozelo na preparação para a Copa, mas não preocupa a comissão técnica.

A dúvida na formação da equipe está no ataque. Löw tem a opção de escalar o time com Miroslav Klose, único centroavante do time, como titular. O veterano atacante de 36 anos disputa o Mundial tentando quebrar o recorde de gols na competição, que pertence a Ronaldo, com 15 – o alemão tem um a menos. Outra opção é entrar com um meia (Özil, Götze e Müller são os mais cotados) mais próximo à área, fazendo o papel de atacante.

Leia também:

Cristiano Ronaldo: ‘Objetivo é passar da fase de grupos’

‘Freguês’, Portugal tenta dar o troco na Alemanha na Bahia

Os dez matadores que devem disputar a artilharia da Copa

(Com agências AFP e EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade