Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com lesão no joelho, Luiz Gustavo é cortado e não disputa a Copa América

Para seu lugar, Dunga precisa escolher um dos atletas que indicou como suplente. O favorito é o jovem meio-campista Fred

A dez dias do início da Copa América, a seleção brasileira sofreu uma baixa na noite desta segunda-feira. O volante Luiz Gustavo, do Wolfsburg-ALE, teve uma lesão no menisco constatada após exames e foi desconvocado, ficando de fora da competição continental. Por causa da contusão, o atleta precisará ser submetido a cirurgia.

Para seu lugar, o treinador Dunga precisa escolher um dos atletas que indicou entre os sete suplentes da seleção para a Copa América. O favorito é o jovem meio-campista Fred, de 22 anos, que atua pelo Shakhtar Donetsk. Além dele, o técnico tem à sua disposição como possíveis substitutos os meias Kaká (do Orlando City-EUA), Felipe Anderson (Lazio-ITA) e Rafinha (Barcelona-ESP). Em outras posições, os “reservas” são o goleiro Neto (Fiorentina-ITA), o zagueiro Gil (Corinthians) e o atacante Leandro Damião (Cruzeiro).

A contusão no menisco lateral de Luiz Gustavo foi constatada por exame feito pelo médico Rodrigo Lasmar, cujo resultado saiu na noite desta segunda-feira. Em decorrência da lesão, o volante deverá passar por uma artroscopia e ficar pelo menos um mês longe dos gramados.

Em nota oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a comissão técnica e os jogadores lamentaram a ausência de Luiz Gustavo, e fizeram questão de elogiar sua postura profissional. “Ele queria muito participar da Copa América, então só temos a agradecer e desejar-lhe uma pronta recuperação”, declarou o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi.

A seleção brasileira se apresentou incompleta na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no início da tarde desta segunda-feira. Além do agora cortado Luiz Gustavo, Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR), Éverton Ribeiro (Al-Ahli-SAU) e Neymar (Barcelona-ESP) não estão com o grupo. Os três últimos, no entanto, só não estão com o grupo porque ainda disputam competições por seus times.

(Com Gazeta Press)