Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com histórico vitorioso no Rio, Joel recebe elogios de flamenguistas

Substituto de Vanderlei Luxemburgo, o técnico Joel Santana mal chegou ao Flamengo e já recebe elogios do elenco rubro-negro. Conhecido pelo estilo ‘Paizão’, o ex-treinador do Bahia estreia na partida da próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), diante do Madureira no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Antes mesmo de iniciar sua passagem, seu trabalho foi muito exaltado pelos atletas flamenguistas.

‘Tenho certeza de que o Joel Santana vai realizar um grande trabalho no Flamengo, pois é um treinador que consegue falar a linguagem dos jogadores. Tive a oportunidade de trabalhar com ele no Fluminense e a minha expectativa é a melhor possível’, disse o lateral esquerdo Junior Cesar.

O lateral direito Leonardo Moura trabalhou com Joel Santana no próprio Flamengo. Em 2007, o treinador assumiu o time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e o classificou para a Copa Libertadores, conquistando em 2008 o título do Campeonato Carioca.

‘O Joel Santana tem uma passagem muito vitoriosa no futebol carioca e tenho certeza de que vai ajudar muito o Flamengo. A minha esperança é de que ele faça um grande trabalho’, disse Leonardo Moura.

Para o goleiro Felipe, a contratação de Joel Santana pode mexer positivamente com os jogadores. Mesmo sem ser um profundo conhecedor do trabalho do novo comandante, ele se mostra otimista. ‘Sempre que chega um treinador novo, tem mudança no elenco. Quem não joga quer mostrar que tem condição. Tem um impacto, que esperamos que seja positivo. Eu fui lançado no profissional no Vitória, em 2003, com ele. Espero que ele possa ser aqui o vencedor que sempre foi’, afirmou o arqueiro.

Acusado de ter problemas de relacionamento determinantes para a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo, o meia Ronaldinho Gaúcho garante que Joel Santana é um nome muito bem aceito no grupo. ‘O Joel tem uma história bem legal no futebol e vai ser recebido por todos de braços abertos. Nunca tive problemas com ninguém’, afirmou Ronaldinho Gaúcho na noite de domingo, após empate sem gols com o Botafogo.

Vanderlei Luxemburgo foi demitido na tarde da última quinta-feira, mesmo tendo conseguido fazer a equipe eliminar o Real Potosí, da Bolívia, e garantir presença na fase de grupos da Copa Libertadores. Em sua entrevista coletiva para falar do tema, Luxa deu a entender que alguns jogadores do elenco adotavam postura pouco profissional e ficou evidente que se referia a Ronaldinho Gaúcho. Além disso, o ex-treinador da Seleção Brasileira acusou a presidente Patrícia Amorim de estar perdendo seus poderes na Gávea.

Joel Santana tem um histórico de vitórias no futebol do Rio de Janeiro. Em 1992 e 1993 conquistou o bicampeonato carioca pelo Vasco. Em 1995, conduziu o Fluminense ao título estadual, em uma final diante do Flamengo que ficou marcada pelo gol de barriga de Renato Gaúcho. Já em 1996 foi campeão carioca invicto pelo Flamengo.

No ano seguinte, transferiu-se para o Botafogo, também erguendo a taça em uma campanha histórica, ganhando os 13 primeiros jogos. Em 2000, de volta ao Vasco, ganhou o título brasileiro e da Copa Mercosul. Em 2008 ganhou o Estadual pelo Flamengo. Seu último título carioca aconteceu em 2010, quando conduziu o Botafogo ao caneco, ganhando os dois turnos e sem necessidade de uma decisão.

O elenco do Flamengo se reapresentou nesta segunda-feira, mas apenas para um trabalho regenerativo. Nesta terça-feira, começa a preparação para o confronto diante do Madureira, que se tornou decisivo após o empate com o Botafogo, uma vez que o Rubro-negro se encontra fora da zona de classificação para as semifinais da Taça Guanabara.