Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com formato inédito, Copa do Brasil começa nesta quarta

Torneio fica ainda mais inchado, com 86 clubes. E vai se estender por 8 meses

São Paulo terá o maior número de participantes, treze no total. Entre as partidas desta quarta, o destaque é para a estreia do clube de maior torcida do país, o Flamengo

Para comemorar a 25ª edição da Copa do Brasil, a CBF resolveu mudar a fórmula de disputa do torneio – e a versão 2013 da competição começa nesta quarta-feira, com treze partidas. Agora “esticada” até o segundo semestre, a Copa do Brasil passa a ter a presença de clubes que disputam a Copa Libertadores, aumentando o número de equipes fortes na briga pelo título e, ao menos na teoria, reduzindo a chance de zebras, que costumavam ser uma das grandes marcas da competição. Clubes como Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista estão entre os vencedores do torneio no passado. Nos últimos anos, a competição passou a ser associada a um chavão repetido à exaustão por torcedores, técnicos, jogadores e comentaristas: é “o caminho mais curto para a Libertadores”. Agora, porém, esse atalho não será tão curto: em seu novo formato, a Copa do Brasil deve durar oito meses, já que a final está prevista para os dias 20 e 27 de novembro.

Leia também:

Leia também: No ano passado, Palmeiras de Scolari foi o campeão

Para viabilizar essa mudança no calendário, a CBF teve de alterar a distribuição de vagas, inchando ainda mais o torneio – que passa a ter nada menos que 86 clubes, representando todos os estados brasileiros (até o ano passado, eram 64). Na primeira etapa da competição, 80 clubes disputarão 40 vagas na segunda fase. Outros vinte avançam à terceira fase. Depois de mais um mata-mata, os dez times sobreviventes dessas três etapas se juntam, na fase de oitavas de finais, a Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras, atual campeão – todos representantes brasileiros da Libertadores – e ao Vasco, que ocupa a vaga do São Paulo, único grande que ficará de fora (por ter conquistado a Copa Sul-Americana no ano passado e ter de defender seu título). São Paulo terá o maior número de participantes, treze no total. Entre as partidas desta quarta, o destaque é para a estreia do clube de maior torcida do país, o Flamengo, que joga contra o Remo. Na semana que vem, estreiam outros grandes, como Cruzeiro, Santos e Botafogo.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

(Com Estadão Conteúdo)